quarta-feira, junho 15, 2011

Voar

Não gosto de ver pássaros em gaiolas. Acho uma barbaridade: para mim os pássaros são para voar. Há quem diga que esses pássaros "de gaiolas" já nem sabem voar, que morreriam se os tirassem daquelas prisões. Eu sei que isso é verdade, mas também sei que só é verdade porque há pessoas que teimam em colocar os pobres bichos confinados a espaços mínimos, deixando-os sem qualquer liberdade para abrirem as asas e fazerem aquilo que melhor sabem: voar. Um pássaro que nasce e vive em liberdade não precisa de ninguém para o ensinar a voar, nem ninguém para o proteger.

Lembro-me que há uns anos atrás houve uma grande polémica causada por um idiota que se lembrou de colocar gatos dentro de uns recipientes, deixando-os sem qualquer espaço para se mexer. Obviamente que os gatos ficavam completamente atrofiados. Se os tirassem de lá, passado algum tempo, os bichos também já não conseguiriam dar uso às suas pernas. O mesmo se passa com os pássaros: se eles não dão uso às asas, acabam por atrofiar e por se habituar àquela realidade.

Acho que se uma pessoa quer ter um animal de estimação - independentemente do animal que seja - tem que ter condições para tal. Um cão, principalmente daquelas raças grandes, deve ter um quintal para poder correr; se se tem um aquário pequeno, deve-se ter poucos peixes e de dimensões pequenas; e os pássaros devem ter espaço para voar.


5 comentários:

  1. é incrível, mas penso tal e qual como tu. Odeio ver pássaros em gaiolas, sempre odiei, os pássaros foram feitos para voar e não para estarem presos, ainda há pouco tempo tive uma pseudo "discussão" com um amigo por causa deste tema, porque ele dizia que com este raciocínio então os peixes também não deviam estar presos, e o que eu argumentei é que hoje em dia já existem aquários brutais com condições excelentes e que recriam na perfeição o ambiente do oceano e dão aos peixes óptimas condições, no entanto não há gaiola nenhuma que transmita a liberdade de um céu. Quanto aos cães também concordo, faz-me confusão pessoas com cães enormes em apartamentos, enfim....ter um animal é muito mais do que ter um briquedo giro!

    ResponderEliminar
  2. Vânia: também nunca gostei de ver pássaros nas gaiolas. Acho de um egoísmo tremendo quem quer ter pássaros só porque são bonitos ou porque combinam com as cortinas da cozinha. Eu (na verdade, o meu gambuzino), temos um aquário, mas já não é propriamente pequeno, e temos peixinhos pequenos. E vamos sempre à mesma loja de peixes porque sabemos que lá percebem realmente do assunto, e sabem que espécies temos e aconselham-nos quantos peixes devemos ter, que tipo de peixes são "compatíveis" uns com os outros, etc. Mas há muita gente que não quer saber. Têm os animais por ter. :(

    ResponderEliminar
  3. eu tenho hamsters e eles vivem dentro de gaiolas :x mas acho que no caso deles é diferente porque têm espaço para caminhar, para cavar, para trepar e etc...
    quanto ao que disseste apesar de não ser uma big fã de pássaros, concordo com o que dizes...

    ResponderEliminar
  4. Daniela: é normal que os hamsters estejam dentro de gaiolas... desde que tenham espaço para poderem andar à vontade... O caso dos pássaros para mim é o pior, porque deixam de poder voar, é-lhes retirada a sua característica principal.

    ResponderEliminar
  5. Eu não gosto de ver animais presos. Faz-me impressão, vai contra a natureza. Cães em casas pequenas, pássaros em gaiolas... Nunca tive nem hei-de ter!

    ResponderEliminar

Gambuzinem