quinta-feira, outubro 06, 2011

Steve Jobs 1955-2011

Um visionário que revolucionou o mundo tecnológico. Como designer, muito obrigada pelo espólio que deixaste no mundo do design.

RIP

9 comentários:

  1. Um grande obrigado de todo o mundo! RIP *

    ResponderEliminar
  2. Os gajos dos androids ainda devem estar a festejar.

    Os gajos da Microsoft ainda devem estar a tentar acreditar na sorte que tiveram.

    ResponderEliminar
  3. Sublinho, mas não como designer, mas sim como mulher de um. E como fã. Estou triste.
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Shell: que descanse em paz... *

    Aflito: pois, é bem capaz...

    Tsuri: também estou triste. É um exemplo este senhor*

    ResponderEliminar
  5. KARINA

    Devido à bicheza (vírus) que penetrou no meu sítio fui forçada a mudar...
    este é o meu novo link: avogieaspulgas.blogspot.com

    muitos temkiús e meni kis :=)

    ResponderEliminar
  6. Aflito, eu não percebi se por "gajos dos Androids" e "da Microsoft" se refere à equipa da Google e da Microsoft, ou se refere aos programadores e fãs destas plataformas.

    No caso de ser a segunda hipótese, eu encaixo-me perfeitamente na descrição. Sou programador Windows e Linux há cerca de 20 anos (comecei ainda puto). Tenho uma série de razões filosóficas e técnicas para continuar a preferir estes sistemas, o que não vale a pena enumerar aqui, pois não só se trata de um debate religioso como não é o tema.

    O tema é o de que não estou, e não acredito que alguem esteja (a não ser talvez o Steve Ballmer) a festejar!

    A Apple, sobretudo devido à visão do Steve Jobs, tem sido uma empresa fundamental no avanço da tecnologia. Apenas alguns exemplos:

    - Fez a primeira aplicação comercial do rato + janelas (quem inventou foi a Xerox). Obrigou os outros a irem atrás. Se não fosse a Apple, provavelmente teria demorado mais.

    - Inventou o Newton, um dos primeiros PDAs. À conta disso, houve avanços tremendos nos dispositivos móveis.

    - Pegou na ideia de MP3, na ideia de loja online e na ideia de Media Player e juntou-as naquilo que se tornou num ecosistema chamado iTunes, inventando assim o primeiro mercado digital de música integrado. Impulsionou os outros a irem atrás. Fartei-me de comprar músicas que não podia usar em dispositivos que não iPods e passei a comprá-las noutro lado, mas esse "outro lado" só se tornou uma realidade porque a Apple mostrou o caminho.

    - Agarrou na ideia dos smartphones e implementou-a como deve ser. O Android foi a primeira alternativa de sucesso e só agora a Microsoft está a juntar os cacos com o Windows Phone 7 - embora eu prefira os últimos por serem sistemas abertos. O Windows Mobile 6 foi um desastre de usabilidade, mas à conta da pressão da Apple, o Windows Phone 7 tornou-se infinitamente superior ao seu predecessor, e ainda por cima é programado em tecnologias que eu adoro, como o Silverlight.


    - Fez o mesmo com os tablets, pois quem os inventou foi a Microsoft, mas a Apple foi ainda mais longe e fê-lo como deve ser. Mostrou o caminho que o Windows 8 seguirá e que o Android Honeycomb já seguiu, embora de modo diferente e muito mais aberto (que para mim é fundamental).

    Mas, eu penso que é de uma enorme injustiça se só associarmos o Steve Jobs à Apple. A sua Pixar ainda hoje é responsavel por imensos sorrisos e milhares, senão milhões de horas de felicidade por todo o mundo.

    Posso não ser fã dos seus produtos (da Apple - sempre adorei a Pixar), mas o Steve Jobs teve imensa responsabilidade indirecta pelo enorme avanço nos produtos que eu adoro.

    Além do mais, ninguém deverá estar feliz com a morte de um homem tão novo, ainda por cima de forma tão dolorosa como um cancro. Só mesmo alguem muito imaturo e que mete a sua "religião" acima do seu humanismo e alguem que se limita a conseguir ver o mundo a preto e branco.

    ResponderEliminar
  7. Rui: Não só ele revolucionou o mercado tecnológico, mas ele também ajudou imenso na área do design. Não só como matéria/disciplina mas também como através da consciencialização do público em geral. Sabes bem que eu sou fã da Apple, mas acima de tudo, sinto um grande respeito por este senhor.

    ResponderEliminar
  8. Ó Rui, já me deixaste tão deprimido que vou chorar pró sofá em posição fetal, enrolado numa manta e comer 1kg de gelado com uma foto do Steve Jobs no colo.

    Era uma piada, pá!

    Não precisavas de ter dar ao trabalho de ter ido à wikipedia.
    A malta sabe que o homem era fixe e vai fazer falta.

    Mas há sempre gajos imaturos e que veêm o mundo a preto e branco - como eu - que fazem piadas parvas!

    :D

    ResponderEliminar

Gambuzinem