domingo, novembro 20, 2011

Natal 2011

Todos os anos é sempre a mesma história: uma autêntica maratona às lojas para encontrar prendas para todas as pessoas, a desdobrar-me em mil pensamentos de forma a lembrar-me o que oferecer. Quero sempre que seja algo diferente, original, algo que seja necessário. Mas a verdade é que muitas vezes, ando à procura do impossível uma vez que, felizmente, já as pessoas têm tudo aquilo que precisam.

Por isso mesmo, este ano decidimos que não vai haver troca de prendas. Não vale apena andarmos naquela correria louca para gastarmos dinheiro numa coisa que poderá ir parar a alguma gaveta e não ver a luz do dia durante os próximos anos. Além do mais, quando quero oferecer o quer que seja a alguém, ofereço. Independentemente da altura do ano.

Mas esta não foi a única decisão que tomámos.

O Natal é época de ajudarmos quem realmente precisa. E este ano, mais do que nunca, há tanta gente a precisar de coisas tão essenciais como um prato de sopa para comer. Por isso mesmo, este ano quero voluntariar-me para ir dar a sopa aos pobres na Véspera da Natal. Porque eu nunca passei fome, nunca passei frio, e não consigo imaginar como será ter de passar pelas privações mais primárias que tanta gente hoje em dia anda a passar. Este ano quero ajudar. 

Agora, meus queridos, é aqui que eu preciso da vossa ajuda: onde é que eu posso dirigir-me para pedir informações? Que associações tratam disso? Sou da zona de Lisboa.

E já agora, se houver mais alguém interessado, que se junte.

9 comentários:

  1. Eu não conheço nenhuma associação mas aposto que se procurares bem encontras o que precisa e se eu vir alguma coisa digo-te.
    Mas há um site, o Dou.pt, que é para doares coisas que já não precisas. Por isso se também quiseres doar coisas já sabes (:
    E acho que tomaste decisões excelentes!

    ResponderEliminar
  2. Oh, gostei da tua atitude! Foi uma decisão fantástica, eu também tenciono fazer isso um ano quando tiver transporte que me possibilite deslocar até à cidade mais próxima que tiver dessas associações (a minha penso que não tem). :) *

    ResponderEliminar
  3. Excelente atitude, parabéns. Quanto a associaçoes, não te posso ajudar por sou de lisboa, mas já ouviste falar da comunidade vida e paz? Penso que eles dão esse tipo de ajuda, mas não tenho a certeza se é em Lisboa ou não.

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Eu vou contigo amiga, eu o ano passado já quis fazer o mesmo. Por isso, este é o ano. Vou tentar informar-me.

    ResponderEliminar
  5. Miúda, eu trabalho com a C.A.S.A no norte mas a sede é em Lisboa. Aí terás todo o apoio possível mesmo para te inscreveres e tudo.
    Acho de louvar a atitude:) pois fico mesmo feliz por saber que o mundo está a mudar.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Soraia: fiz só uma pesquina pequena, mas não encontrei nada. Mas vou ver esse site ;)

    Susi: obrigada! Quem sabe não conheças ninguém que também esteja disposto e te dê boleia ;)

    Sílvia: sim, já ouvi falar, vou ver se eles dão este tipo de apoios :D obrigada*

    Vio: sim miga!!! :D

    Tsuri: boa! obrigada ;) eu sempre tive tudo, nunca me faltou nada. Estou naquela fase em que quero retribuir com o que posso dar ;) ***

    ResponderEliminar
  7. Isso é que é de louvar, Parabéns querida *

    ResponderEliminar
  8. Karina,

    Tenho um colega que já fez voluntariado e pedi-lhe informações. Então é assim, a Comunidade Vida e Paz uma semana ou duas antes do Natal organiza um jantar "de Natal" para servir aos Sem Abrigo, na Cantina da Universidade de Lisboa (contacta a associação se quiseres participar). Em relação à noite de Natal em particular ao que parece é a Câmara Municipal que distribui as refeições. Para te inscreveres tens de entrar em contacto com a Câmara. espero ter ajudado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Se eu pudesse...: obrigada ;) ***

    Helenis: pois, já estive a ver da Comunidade Vida e Paz, mas, para além das inscrições terem acabado, nem fazem o jantareco de natal. Mas vou ver isso da Câmara Municipal! Obrigada!*****

    ResponderEliminar

Gambuzinem