terça-feira, novembro 29, 2011

Último Segredo

Não sou, nem nunca fui, uma pessoa religiosa. Desde pequena que me questiono sobre certas coisas e, provavelmente, o facto de ter andado nove anos num colégio católico, fez com que suscitasse ainda mais dúvidas sobre a igreja e a biblia. Sou uma pessoa lógica e gosto de ter provas. Chegarem à minha frente e dizerem para eu acreditar porque é assim e mais nada, para mim não chega. Escusado dizer que sou agnóstica - acredito que possa existir algo superior, mas se é Deus, se é a Natureza, se é o quer que seja, não sei, e preciso de provas para acreditar.

Quando era criança, era o terror do meu professor de Catequese, sempre com questões embaraçosas para ele. Adão e Eva, eram o primeiro homem e a primeira mulher, e tiveram apenas dois filhos. Um matou o irmão, fugiu e casou-se. Com quem?! Se Deus criou o mundo, quem criou Deus? Se Ele é tão bom e mesericordioso, porque é que poupou apenas quem ía na arca de Noé? Virgem Maria? E os irmãos de Jesus, também foram fruto do Espírito Santo?

Como tal, sempre me interessei por tudo que falasse e desmitificasse os segredos e mistérios da biblia. E o Último Segredo, do José Rodrigues dos Santos, é um livro fabuloso, que põe em pratos limpos muitos assuntos "estranhos", mal contados, mal explicados.

Cada vez mais me convenço que isto é tudo uma grandessíssima trapalhada. Independentemente daquilo que se acredita ou não, a verdade é que a humanidade tem andado estes anos todos a criar guerras para impôr as suas crenças quando nunca não há certezas de nada.

5 comentários:

  1. Sou como tu, preciso de ter provas para acreditar.

    ResponderEliminar
  2. ʝѳɑɳɳɑ: eu já li quase todos dele e nunca fiquei desiludida. E este não foi excepção :D

    Soraia: acredita que eu gostava de ser mais crente, e ter fé, e acreditar numa data de coisas sobrenaturais e bla bla bla. É muito reconfortante acreditar nestas coisas. Mas eu não consigo... mais forte que eu...

    ResponderEliminar
  3. Estou louca para ler esse livro, louca!

    ResponderEliminar
  4. Ana: eu também andava louca para o ler! E gostei muito :D

    ResponderEliminar

Gambuzinem