segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Uma história de sucesso em Portugal

No sábado passado eu e o gambuzino fomos a uma visita e prova de vinhos à Casa Ermelinda Freitas.

Nós, não sendo conhecedores nem dos maiores apreciadores de vinho, temos uma relação praticamente romântica com os vinhos desta casa. Foi dos primeiros vinhos que provei que gostei imediatamente. São mais frutados, mais frescos, não sabem tanto a madeira e a velho, como grande parte dos vinhos que tinha experimentado anteriormente. Como sei que o gambuzino partilha da mesma opinião que eu, pareceu-me bem surpreendê-lo com esta oferta.

A visita foi feita pela dona, Dra. Leonor Freitas. Daquelas pessoas com quem se simpatiza imediatamente. Dona de uma confiança incrível, começa por se apresentar como sendo filha da Dona Ermelinda e que antes de tomar conta do negócio não percebia nada de vinhos. Mesmo assim, por amor e paixão ao negócio que já estava na família há 4 gerações, decidiu não vender tudo aquilo que a sua família tinha criado.

E foi depois de se tornar dona que decidiu criar a marca Casa Ermelinda Freitas, uma vez que o vinho que era ali produzido anteriormente era vendido para outras marcas. Desta forma, surgiu uma das melhores marcas de vinho do Mundo, tendo já ganho em 2008 o prémio de Melhor Vinho do Mundo. Para além disto, já ganharam muitos outros prémios.

A Dra. Leonor Freitas mostrou-nos todo o processo utilizado para a criação de vinho, e explicou-nos que usam as melhores tecnologias para tal. Mas, para além de ter a melhor tecnologia, também emprega muitas pessoas que, segundo ela, poderia ser tudo feito com máquinas, mas também é preciso empregar pessoas.

A prova de vinhos em si foi fenomenal. Provámos cerca de 8 vinhos, entre tintos, brancos e moscatel. Todos eles muito bons, uns mais frutados que outros, uns mais secos, uns mais fácil de degustar, outros mais requintados, mas todos eles com um certo cheiro comum muito característico.

Foi um bocado de tarde bem passada. Foi maravilhoso ouvir uma história de sucesso, que a própria Dra. Leonor Freitas confirmou estar tudo a correr bem, principalmente tendo em conta o panorama económico do país. Graças, obviamente, à paixão e ao esforço e trabalho árduo de todos os que ali trabalham.

E sim, saí de lá um pouco... ensonada!















3 comentários:

  1. Gosto de visitas assim... de conhecer. parece interessaste :)

    xoxO*
    IV
    http://www.ivaniadiamond.com/

    ResponderEliminar
  2. grande empresa, grande vinho, grande mulher! A Leonor, não és tu! ahahahha

    :)

    ResponderEliminar
  3. Ivânia: muito interessante mesmo :)

    ana para os 2 lados: lololol ohhhh eu sou pequena, mas também sou fixe pa! :P

    ResponderEliminar

Gambuzinem