quarta-feira, março 21, 2012

Das coisas mais nojentinhas que tenho a infelicidade de conhecer

A Estação Ferroviária de Alcântara-Mar. É absolutamente nojenta, terrível, feia, suja, cheia de graffitis, mete medo ao susto.

Não consigo compreender como uma estação por onde passa tanta gente e sendo uma das principais da linha de Cascais, seja um autêntico atentado à higiene. É chão conspurcado, são paredes repugnantes, é ratinhos a passearem de um lado para o outro, é um cheiro intragável. Sinceramente também não consigo perceber como é que há uma "esplanada" no interior da estação visto que não deve ser dos sítios mais aprazíveis para se passar um bom bocado, a ler ou a conversar com os amigos. Pelo menos eu, só de pensar na ideia de me sentar numa daquelas cadeiras com vista para um cenário terrível e mau cheiroso que é aquela estação, dá-me vontade de vomitar o almoço todo. Pelo que já me deu a parecer, o Café nem tem mau aspecto. Está é mal localizado.

Outra coisa que me irrita profundamente nesta estação é o facto de não haver atendimento ao público. Se quiser comprar bilhete - carregar o cartão Lisboa Viva ou como se chama esta porcaria - tem de ser na máquina. À primeira vista, tudo bem. Tirando a parte de já ter visto pessoas mais velhas ou turistas sem saber o que fazer com aquilo. Para além de que muitas vezes as máquinas não têm cartões para venda. Ou uma pessoa arrisca-se a andar de comboio sem isto, ou lá tem de arranjar outra forma de transporte.

Para o pequeno balúrdio que uma pessoa tem de pagar de passe, o mínimo que deviam fazer - para além da pontualidade que também já viu melhores dias - era manter as estações limpas e desinfectadas, sem a presença constante de ratinhos.

20 comentários:

  1. Que cenário de terceiro mundo!!! :S

    ResponderEliminar
  2. Eu, como recém aterrada em Lisboa e ainda a "tirar as medidas à cidade" confesso que quando a semana passada saí em Alcântara Mar fiquei surpreendida (e assustada) pelos piores motivos... e fiz-me a mesma pergunta: "Quem'raio é que algum dia se vai sentar naquela esplanada?!" Depois foi acelerar o passado até à superfície!!

    ResponderEliminar
  3. Mesmo! é uma experiência aterradora, mas não é a unica!

    http://pegadafeminina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Hello! Concordo contigo...ainda hoje saí nessa estação. A estação está abandonada em vários níveis. Mas bem que o sr. do estabelecimento está a esforçar-se (mudou toda a mobília e esplanada)...só já falta a CP.

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que não a conheço, mas infelizmente é um mal geral, a quantidade de sitios relacionados com transportes que estão em estado deplorável é chocante...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo essa estação é nojenta, e dá um aspecto horrivel aos Turistas.
    Infelizmente não ha melhor~
    Bjstos

    ResponderEliminar
  7. eu pelos vistos não tenho esses problemas que os sítios onde ando de comboio estão bastante asseados e até as casas de banho cheiram a limpo :x

    ResponderEliminar
  8. Não falaria melhor!
    A estação é mesmo um nojo!
    Quando tenho que passar por ela a pé, é quase a correr

    ResponderEliminar
  9. Não conheço mas pela tua descrição quase que lhe sentia o cheiro! Que nojo!!!

    ResponderEliminar
  10. Não conheço a estação, mas numa coisa te dou completa razão, as estações, quer ferroviárias quer de metro têm uma falta inacreditável de serviço público e quando o têm é uma desgraça...

    ResponderEliminar
  11. Não conheço, mas parece-me um retrato fiel de uma ou outra desta área. Lamentável mesmo...
    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Eu quando andava de comboio saia em Santos, mas quando tinha de sair em Alcântara ia em passo bem acelerado, tal não era o medo que tinha daquela estação tão sombria...credo do que me foste lembrar!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Querida Karina, há 30 anos atrás, essa estação era exactamente como a descreves. Vejo que infelizmente não ocorreram melhorias nenhumas.

    ResponderEliminar
  14. Acho que nunca lá estive, só de passagem mesmo (de combóio) mas pelo que descreves, não perco nada! Blherc!!!

    ResponderEliminar
  15. Alice: acredita que é mesmo...

    Guilhim: que bela aventura para uma recém chegada a lisboa!

    Mia: é mesmo aterrador aquilo... :/

    A Produtora: não percebo como é que a cp deixou aquilo chegar a esta ponto... não percebo!

    Pretty in Pink: por acaso, acho que todas as estações da linha, este é mesmo a pior. Há umas que nem são muito más, mas esta é realmente horrorosa!

    TimTim: mete medo, não mete?

    abspinola: é mesmo nojenta, dá mau ar a todos... mas sim, para os turistas então é muito mau!

    D.Pereira: olha que sortuda! :D

    Ana: lol é mesmo!

    eutambemtenhoumblog: ai como te percebo!

    trintona: lol então não queiras lá passar mesmo! :P

    A Flor: é verdade, muito mau mesmo!

    Tsuri: sim, infelizmente não é o único sítio... ***

    SuperSónica: lol peço desculpaaaaaaaaaaa!

    Turista: nenhumas mesmo... só tem vindo a piorar!

    Cacau: nadinha mesmo!

    ResponderEliminar
  16. Bem visto!
    No outro dia fui jantar a um restaurante em Alcântara. E como não sabia onde estacionar por lá optei por ir de comboio.
    Quando ia a descer as escadas para me dirigir para Alcântara Terra, percebi que não era capaz de atravessar aquilo :P
    É que não vinha mais ninguém para me fazer companhia.
    Acabei por ir por cima e procurei os melhores bocadinhos para atravessar e depois só me conseguia rir das minhas figuras. Mas a sério, cá de cima tive um pressentimento de que não me deveria enfiar lá para baixo.
    É mesmo medonho!

    ResponderEliminar
  17. Bem visto!
    No outro dia fui jantar a um restaurante em Alcântara. E como não sabia onde estacionar por lá optei por ir de comboio.
    Quando ia a descer as escadas para me dirigir para Alcântara Terra, percebi que não era capaz de atravessar aquilo :P
    É que não vinha mais ninguém para me fazer companhia.
    Acabei por ir por cima e procurei os melhores bocadinhos para atravessar e depois só me conseguia rir das minhas figuras. Mas a sério, cá de cima tive um pressentimento de que não me deveria enfiar lá para baixo.
    É mesmo medonho!

    ResponderEliminar
  18. sonhosdeumarapariga: ahahah isso é que foi uma aventura! também não gosto nada de lá passar à noite. Nem de dia, quanto mais :P

    ResponderEliminar

Gambuzinem