segunda-feira, junho 04, 2012

Tiras de Cheesecake de frutos silvestres

Já há algum tempo que não colocava aqui nada das minhas aventuras gastronómicas, mas a verdade é que não tenho tido muito tempo para fazer grandes coisas. Mas como já estava com saudades, esta semana decidi fazer um cheesecake de frutos silvestres. No entanto, não fiz a típica receita do semi-frio. Fiz uma versão diferente, em que vai ao forno. É uma receita mais comum noutros países e igualmente saborosa!



Ingredientes
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de chá de farinha maizena
- 1 chávena de frutos silvestres, frescos ou congelados
- 2 chávenas de farinha
- 1/2 chávena de açúcar fino
- 1 chávena de manteiga
- 220g de queijo creme

- 1/2 chávena de açúcar
- 1 colhere de sopa de farinha
- 2 ovos
- 1 colher de chá de baunilha

Preparação
1. Aquecer o forno a 170ºC. Numa forma rectangular, colocar papel vegetal;
2. Numa panela pequena, misturar as 2 colheres de açúcar e a farinha maizena. Juntar os frutos silvestres e cozinhar em lume médio, mexendo sempre até ficar espesso e a borbulhar. Retirar a panela do lume.
3. Para a base, numa tigela grande, juntar as duas chávenas de farinha e o açúcar fino. Juntar a manteiga cortada aos bocados e misturar, até a mistura ficar farelenta. Colocar na forma e levar ao forno durante 20 minutos.
4. Numa taça média, bater o queijo-creme juntamente com a 1/2 chávena de açúcar e  1 colher de sopa de farinha até ficar numa mistura suave. Misturar os ovos e a baunilha. Tirar a base do forno (passados os 20 minutos) e colocar este creme por cima da base. Com uma colher de sobremesa, colocar aos poucos, o doce de frutos vermelhos inicialmente preparado e misturar.
5. Levar ao forno durante 20 minutos.
6. Retirar a forma do forno e deixar arrefecer durante pelo menos uma hora. Depois de frio, retirar o papel vegetal, e pôr no frigorífico.
7. Cortar às tiras e se quiser, colocar açúcar fino por cima para decorar.

Bom apetite!

12 comentários:

  1. Ai que me babei para o teclado :) Tem um aspeto divinal, imagino o sabor :)

    Beijinho, querida.

    ResponderEliminar
  2. Receita que só de aspecto .... ai, ai!
    Vou experimentar!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Oh my sweet little cheesecake...ha quem me tenha prometido um ou um + alguns iguais a esse...ah pois é :) ...nham nham...

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto maravilhoso!! Humn...até salivei a olhar para isso!
    Por acaso confesso que eu gosto de cozinhar...mas tenho que estar muito inspirada!!

    ResponderEliminar
  5. Vou-te afiambrar a receita para experimentar naqueles dias difíceis:). Beijocas.

    ResponderEliminar
  6. Fiquei literalmente a babar!! Tenho que fazer esta receita. Matava por uma fatia :)

    ResponderEliminar
  7. Ana: lolol e não é para me gabar, mas ficou mesmo boa :D

    Ana Soares: no ano passado provei o cheesecake feito desta maneira e adorei, não descansei até descobrir a receita :D

    ccm: é quando quiseres babe*

    luisa: obrigada :D

    Gypsy: eheh merci! :D

    Maria Pitufa: eu adoro adoro adoro cozinhar, mas infelizmente nem sempre posso perder o tempo que gostaria perder na cozinha... :P

    Miss Lizzie: força! :D

    Dina: ahahahah olha, já foi tudo, senão oferecia-te uma de bom agrado :)

    Pedro: eu sei, eu sei :P ***

    ResponderEliminar
  8. Ai minha nossa senhora, que apetitoso, estou em dieta, não me podes mostrar essas coisas. :p
    Beijinho

    Giveaway – clutch
    http://www.omeueularanja.com/2012/05/giveaway-neon-clutch.html

    ResponderEliminar
  9. Sofia Carvalho: ahahah eu também já ando a abusar... a próxima semana vou andar a sopa e batidos ahahah :P

    ResponderEliminar

Gambuzinem