quinta-feira, julho 05, 2012

As aventuras de ir ao cinema em tempo de férias escolares

Ontem à noite, eu e a minha amiga S, armadas em saudosistas, decidimos ir ver o filme Agentes Secundários, 21 Jump Street no original. Isto porque 21 Jump Street era uma série onde entrava o Johnny Depp - foi, aliás, onde ele lançou a sua carreira - que deu no final dos anos 80/início dos anos 90, e que tanto eu como ela gostávamos bastante de ver quando eramos crianças.

E assim, desta forma, entramos numa sala de cinema para fazermos parte de uma peça teatral que é ver um filme em tempo de férias escolares: a sala estava repleta de adolescentes e pré-adolescentes. Pois claro. Comédia. Férias. Adolescentes com o pito aos saltos que não se calam um minuto. Como é que não nos lembrámos disso?!

Acto I
Entre gritos, guinchos, muitos "bués", "cenas", e afins, eu e a S tentávamos ver os trailers e agradecíamos pela existência de legendas, já que conseguir ouvir era tarefa árdua com tanto barulho. Às tantas, eu olho e vejo um casalito sentado numas cadeiras ao nosso lado. Mas... quando nós chegámos, não estava ninguém na nossa fila... nem tivemos de nos desviar para deixá-los passar... dou uma cotovelada à S e aponto para o lado. Ela franze a testa, eu franzo a testa. Ok, eles tiveram de pular entre as cadeiras para lá chegarem. Isto vai ser bonito.


Acto II
Eu sentada no sofá. O meu cabelo a ser puxado. Um pé a apoiar-se nas costas do sofá onde eu estou sentada. Eu a olhar para trás e a sentir os meus cabelos a serem partidos (ouch!). O meu olhar intimidante e assustador. Uma puto a pôr a patinha no chão e a pedir-me desculpa.

Acto III
Cena 1
O filme tem início com o famoso separador da MGM com um leão a rugir. Nisto, isto ouvimos um dos miúdos atrás de nós a dizer, com aquela voz já meio grossa mas ainda com uns guinchos pelo meio "Epah! Já vi isto uma vez! No Bugs Bunny!".

Cena 2
Começa-se a ouvir Eminem com a música Slim Shady. De uma ponta da sala ouve-se uma miúda a gritar "WOOOOOOOOOOOOW!", e atrás de nós voltamos a ouvir o miúdo "Ehhh... é Eminemmmmmmmmmmm!", como se fosse uma espécie de criatura pré-histórica.

Eu e a S já a bufarmos pelas orelhas. Raios. Não se calam pá!

Acto IV
Cena 1
O filme para qual tínhamos pago para ver, tem a acção principal numa escola secundária e, às tantas, uma das personagens tem a felicidade de dizer "They're teenagers! Teenagers are Stupid!". Remédio Santo: Sala repleta de adolescentes: gri-gri.Gri-gri [silêncio]... Eu e a S: hihihihihi.

Cena 2
Um polícia destaca as duas personagens principais para uma missão, e diz-lhes que eles têm de ir para a 37 Jump Street. 37? 33? Something like that. Na cena seguinte vê-se a placa a dizer 21 Jump Street e o miúdo atrás de nós diz: "Ehhhh, duhhhh... 21 Jump Street! Mesmo bronco o outro, a dizer que era 37 e afinal é 21... ehhh que duhhh!", de uma maneira que basicamente revelou total desconhecimento da origem do filme - e do título original do filme.

Cena 3
Às páginas tantas, surge um homem com umas barbas enormes que é imediatamente apelidado por uma outra personagem de ZZ Top. Eu e a S, ao ouvirmos aquilo, lançamos logo uma gargalhada pela referência e, a meio da nossa gargalhada apercebemo-nos que ninguém se estava a rir. Ninguém ali sabia quem eram os ZZ Top. Outra vez gri-gri. Gri-gri.

Cena 4
Ora bem, nós já sabíamos que o Johnny Depp tinha uma participação muito rápida neste filme, por isso mesmo estávamos atentas a ver quando é que o senhor se dignava a aparecer. Para já, porque é o Johnny Depp. E segundo porque ele era a personagem principal da série. Quando finalmente ele aparece, o mesmo miúdo do comentário do MGM e do Eminem diz "Ah, é o Johnny Depp", com um tom de voz que mais queria dizer "o que é que o Jack Sparrow faz aqui?!".

Considerações Finais
Do filme posso dizer, apesar de não irmos com grandes expectativas, que é incrivelmente cómico. Tem cenas absolutamente hilariantes, é uma óptima opção para um serão divertido. E, apesar de não se terem calado um minuto, acabámos por achar piada aos comentários dos miúdos, quase que numa forma complementar visto que o filme se passava numa escola secundária. Fez-nos sentir numa espécie de senhoras muito adultas a achar graça ao desconhecimento desta juventude perante a cultura dos anos 80 e 90, e da vida em geral. Fez com que sentíssemos que estamos a ficar velhas.


2 comentários:

  1. Meu Deus... eu via essa série à tannnnto tempo!!!
    Era daquelas séries que na altura eram um sucesso e se fossemos ver hoje, nem era assim nada de especial. Ms, vale pelo Johnny!

    ResponderEliminar

Gambuzinem