segunda-feira, julho 02, 2012

Como perder clientes num estalar de dedos

Ando há séculos há procura de uns sapatos para levar aos casamentos que tenho para este Verão. O problema é que os únicos dois requisitos que eu tenho para a escolha dos sapatos vão contra a moda deste ano: terem um salto não muito alto - caramba, só se vê por aí com cada tamanco de dois andares e eu não sei andar com isso!, para além de achar que um salto tão alto é feio e piroso - e não serem de pele genuína.

Na sexta-feira à noite, estava eu no Cascaishopping quando entro em mais uma sapataria, completamente frustrada e desesperada por não encontrar algo que fosse do meu agrado. Começo a ver e de repente lá estavam eles: com um salto bonito, não muito alto, com uma cor neutra - elemento abonatório. Só não tinha reparado que eram de pele verdadeira.

Experimento um número, mas era um pouco grande. Experimento o número abaixo e a menina, a única menina que estava de momento na loja, pergunta se me estavam bem. Eu respondo que sim, "até estão, mas aquela tira da frente aperta-me um pouco", ao que ela diz-me logo prontamente para não me preocupar. Como eram de pele, aquilo alargava um pouco.

Eu oiço aquilo, olho para ela pergunto: "desculpe... disse que eram de pele verdadeira?".
Ela diz que sim. "Porquê, não gosta?!". Noto um certo sarcasmo no tom de voz.
E eu digo-lhe que de facto não, não gostava.

Ela, com isto, pergunta-me com o maior desprezo e desdenho possível: "O quê?!!! Vai-me dizer que gosta de plásticooooooooo?????????????????!"

Volto a olhar para ela, e na minha cabeça penso: "sim, tenho um fétiche com plástico! O meu sonho é tornar este planeta numa bolha enorme de plástico altamente tóxica!". Mas respondo, com um sorriso na cara a fingir que não notei na forma como colocou a questão: "Não, mas sou vegetariana - nestas ocasiões não perco tempo a explicar que não sou bem vegetariana porque, apesar de não tocar em carne, como peixe - por isso é normal que evite usar pele".

Descalcei-me, agradeci, e fui-me embora. Não sei, digo eu mas... mesmo que a moça pensasse isso, mesmo que pensasse "olha-me esta pacóvia que tem a mania que gosta de plástico!", devia estar caladinha não? Ou pelo menos não gozar com um potencial cliente. Digo eu.

22 comentários:

  1. com o fluxo de vendas que tem havido nestes dias, pode ser que essa senhora tenha perdido a oportunidade de vender o unico par de sapatos, que iria vender nesse dia...

    ResponderEliminar
  2. Querida Karina, isso comigo não tinha ficado assim. Má educação é coisa que não tolero. Tinha levado das boas e ainda se arriscava a uns rabiscos no livro de reclamações. Quase que adivinho qual foi a sapataria...
    Um dia destes pode ser que nos cruzemos pelo shopping, que também para muito por aí. Mas não sou vegetariana. Estou quase sempre na fila do h3.

    ResponderEliminar
  3. Bem, isso deve ser sinal que o negócio dela deve ir de vento em poupa... (ou então é empregada e está-se a lixar para os resultados...)...
    Enfim...
    Acho que fizeste muitíssimo bem...
    A minha mulher também é vegetariana, por isso costuma ter os mesmos problemas...
    Por acaso no Cascaishopping também já teve uma coisa parecida... mas foi mais uma cliente que perderam...

    ResponderEliminar
  4. Tu tens histórias do arco da velha, ehehehe. Mas realmente há gente que não foi feita para atender ao público :P

    ResponderEliminar
  5. Realmente para se trabalhar em comércio tem que se saber o que diz... enfim.

    ResponderEliminar
  6. ahah gostei da forma como pensaste em transformar o planeta numa bolha gigante de plastico
    infelizmente nem toda a gente tem capacidade para trabalhar em atendimento ao publico.
    é uma profissão que devia ser mais remunerada senão colocam lá qualquer pacóvio
    Beijos charmosos e um bom inicio de semana...espero a tua visita em
    mistercharmoso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Não se faz. É um opção muito digna da tua parte e deve ser respeitada.

    ResponderEliminar
  8. Para trabalhar com público deve saber-se ser neutra e satisfazer o cliente, ou tentar. Perdeu grande oportunidade para estar caladinha...
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Claro. Independentemente do intuito dela ser fazer notar que o sapato era bom, não tem que falar assim nem olhar com desdém para ninguém. Não se faz!!!!

    ResponderEliminar
  10. Há gente com muito pouco jeito para o negócio...
    =(

    * * *

    ResponderEliminar
  11. Eu não me tinha justificado...a sério que não!! E ainda lhe tinha perguntado o que é que ela tinha a haver com os meus gostos!

    ResponderEliminar
  12. NEXT STOP: podes crer... é que ainda é uma marca a dar para o cara!

    Ana: "Estou quase sempre na fila do h3" LOLOL vou começar a passar no h3 a ver se te vejo. Óh, olha, foi dia em que não me estava na a apetecer arreliar, por isso é que só dei aquela resposta... E eu até fiquei admirada, que na baixa há a mesma loja mas com a diferença que são super simpáticos e educados. Enfim...

    Timido: acredita que eu ali já não entro! Mas agora têm que gozar com os meus gostos ou crenças? Era o que faltava :P

    ádescávir: lolol realmente... caso para dizer "só a mim!" aahahah

    Panda: até podia pensar nisso... mas ter coragem para o dizer... ahahah

    Nokas: completamente. Mas gosto pensar que sou superior à arrogância destas pessoas e que estive bem nesta situação ahahahah

    MisterCharmoso: e depois lixam-se, perdem clientes assim... Enfim *

    S*: obrigada! Eu não "condeno" quem usa sapatos de pele, nem digo que eu é que estou certa, mas se eu respeito os outros, o minimo que devem fazer é respeitarem a minha decisão.

    Tsuri: completamente! ela até podia dar a sua opinião, que prefere pele, que é melhor qualidade bla bla bla. Mas gozar comigo, não...

    Viagem com tudo incluído: pois, olha... temos pena! Perderam um cliente...

    Blue star: ahahah fogo, é que é mesmo!

    Maria Pitufa: não me apeteceu... não estava com disposição para isso... mas que merecia, merecia!

    ResponderEliminar
  13. É o que dá porem qualquer pessoa a trabalhar com o público. Eu cá também não gosto de peles verdadeiras apesar de não ser vegetariana.

    ResponderEliminar
  14. Pois, eu cá não tolero esse tipo de conversas por parte de empregados e se eu tivesse na tua situação teria respondido torto para a senhora.

    Tal como os jornalistas acho que os empregados de lojas devem ser imparciais.

    Beijinho
    Alice

    ResponderEliminar
  15. Há gente capaz de tudo mesmo!! :O Como se ela tivesse muito a ver com as tuas opções...

    ResponderEliminar
  16. Não suporto má educação e arrogância, principalmente quando eu sei bem que não trato ninguém assim. Fizeste muito bem!

    ResponderEliminar
  17. aqui há uns anos tinha a mania de só usar preto. fui a uma loja e vi uma blusa linda, em preto claro. vesti, mas ficava enorme, pelo que perguntei se não tinha o nr abaixo... lá foram buscar mas em branco, pelo que eu perguntei se não tinha em preto. lembro-me que a senhora ficou escandalizada, porque o branco era muito mais giro, muito mais fresco, muito mais não sei quê. não gostei nada da senhora que me atendeu, e a minha vontade foi de não voltar lá.

    ResponderEliminar
  18. Soraia: da mesma maneira que procuro saber que marcas fazem ou não testes em animais. Se eu não gozo com as pessoas que não querem saber disso, porque é que irão gozar comigo?

    Alice: eu também acho isso. Aliás, há muito poucos jornais que leio exactamente por isso, por não serem imparciais.

    Fi: lol realmente...

    ana: como diz a Alice, devia ter sido imparcial!

    Pollykc: ahhh típico! Mas o que é que elas têm a ver com isso?! Se gosta de branco, que compre para ela! Ora!

    ResponderEliminar
  19. opá mas essa não é a maior pessoa que tu conheces que dá chutes no cu aos clientes!! ai não se pode dizer chutes não é!?? sorry

    :D

    ResponderEliminar
  20. Ana para os 2 lados: lol deixa lá, o que não falta é gente assim :P

    ResponderEliminar
  21. Ι really lovе уour blоg.. Vеrу nіcе colors & theme.
    Dіԁ you build this аmazing site yourself?
    Ρlease reρly back as I'm looking to create my very own website and want to find out where you got this from or just what the theme is named. Appreciate it!

    my web-site payday loans

    ResponderEliminar

Gambuzinem