quinta-feira, julho 19, 2012

Dos incêndios

É impressionante como basta uma manhã de calor e o país aparece a arder. Todos os anos, por esta altura é sempre mais do mesmo. Incêndios. A devorarem as nossas florestas. A matarem um sistema vivo tão puro e tão necessário. A aflição das pessoas que vivem ao pé de pinhais. Famílias que perdem tudo à conta de um dos elementos mais temíveis da natureza: o fogo.

E, se por um lado estes fogos são desencadeados por mão criminosa, a verdade é que temos aí muito mato sujo, cheio de lixo. Ninguém sabe limpar, mas depois todos sabem reclamar. Porque é que, pergunto eu, não metem as pessoas que estão a receber daqueles subsídios de-queres-ficar-em-casa-sem-fazer-nada (também conhecido como inserção social) a limpar as nossas florestas? Para além de justificarem o dinheiro que estão a receber em vez de ficarem com o rabo assolapado num café qualquer o dia inteiro, estariam a fazer algo de útil para a sociedade.

Quanto àqueles que fossem apanhados ou descobertos como os responsáveis por porem fogo: era amarrá-los a um poste e irem queimando-os vivos, aos poucos. Se é violento? Talvez, mas também serviria de exemplo para o futuro.

19 comentários:

  1. Concordo com tudo! Há uns anos ardeu um pinhal junto à casa do meu tio (ele mora num monte) e do carro dele não sobrou nada. É horrível =( E ali na linha Sodré-Cascais se reparares bem nos lados dos carris há montes de lixo e alguma parte dele de vidro, sobretudo em Santos.

    ResponderEliminar
  2. Fico super triste quando vejo os incêndios na televisão, destroem o que temos de mais precioso :(

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Aliás as limpezas já deviam ter começado há muito tempo. No ano passado houve uma acção destas, havia muitas pessoas a limpar matas e zonas secas. E devia ter feito o mesmo este ano... não vejo o porquê de ter acabado. Já está tudo limpo é? Pelo que vejo não é bem assim... Quanto à mão criminosa não podia ter dito melhor! Mas depois somos consideradas pessoas muito más por acharmos que isso não seria mais do que um simples acto de justiça. "Cá se levam cá se pagam"... enfim*

    ResponderEliminar
  4. Tenho duvidas de pôr as pessoas que recebem subsídios a trabalhar. Mais uma vez, o problema não é receberem subsídios que são seus de direito, mas os que recebem injustamente e esses não os deviam receber ponto, não se resolvia o problema pondo-os a trabalhar de borla. Mas voltando ao assunto do incêndio, acho que as matas deviam ser problema das câmaras que deviam envolver os locais na limpeza, afinal é problema de todos e obrigassem os donos dos terrenos a mantê-los em condições de aguentar o verão.

    ResponderEliminar
  5. Aiii tão bem dito! Gostei especialmente do nome, tão bem colocado, ao rendimento de inserção social.

    ResponderEliminar
  6. ádescávir: é como irem fazer picnics para a floresta e não limparem as coisas... enfim!

    Miss Crises: é mesmo muito triste mesmo, e ver as pessoas que todos os dias arriscam a sua vida, como os bombeiros e pilotos :/

    *Lili*: pois, para mim más pessoas são aquelas que cometem crimes destes. Essas pessoas é que deviam ser punidas :/

    Fuschia: não estou a falar de pessoas que estão a receber subsidio de desemprego e que merecem receber subsidio. Estou a falar dessas mesmas pessoas que recebem dinheiro de forma injusta, como os de inserção social, por isso, tecnicamente, se essas pessoas fossem obrigdas a trabalhar, não seria de borla, simplesmente o subsídio seria considerado a forma de pagamento. Mas concordo contigo, as demais pessoas deveriam ser mais responsáveis e limpar as suas propriedades...

    Gasper: lol é, é como eu gosto de chamar :P mas fora de brincadeiras, obviamente que com o calor, é quase inevitável haver incêndios, mas muitos poderiam ser evitados :/

    ResponderEliminar
  7. era por essa cambada de mandriões que ficam com o nosso dinheiro a trabalhar! qual trabalhar de graça?! o subsídio passava a ser um "ordenado"! que maniaaaaaa!

    ResponderEliminar
  8. A forma de castigo dos incendiários não era para levar a sério, pois não? Ah, bem me parecia.

    ResponderEliminar
  9. Roxanne: sim, exactamente isso!

    Miss Pipeta: eu compreendo que todos nós, como humanos, podemos cometer os mais variados crimes, desde rouba ou matar. Posso roubar por ter que alimentar a minha família, posso ter de matar por uma questão de auto-defesa. Não são acções a ser aplaudidas e deve haver castigo, independentemente do motivo que levou a pessoa a agir como agiu. No entanto, eu acredito que a grande parte das pessoas merece uma segunda oportunidade.

    Mas para mim não há desculpas para dois tipos de criminosos: violadores/pedófilos e incendiários. Por isso, sim, estava a falar muito a sério.

    ResponderEliminar
  10. Havia de ser engraçado, conseguirem pôr os ciganos a trabalhar. eheh

    Outra coisa que se fala tanto, mas que parece caída no esquecimento, é a obrigação dos proprietários limparem as matas.
    Em caso de não o fazerem, o estado devia criar um corpo de sapadores bombeiros nas forças armadas (podia ser na Força Aérea, já que são necessários meios aéreos de combate aos fogos), que limpariam as matas, mandando depois a factura aos proprietários desmazelados.
    Quem não pagasse ficava sem as terras.
    Só com medidas drásticas se consegue alguma coisa deste povo ignorante e sem vontade de aprender.

    ResponderEliminar
  11. Queimá-los vivos era pouco...fico mesmo revoltada com isto. As pessoas em pânico, os animais...os bombeiros que fazem de tudo e ganham uma miséria e até ficam feridos...até me passo.

    ResponderEliminar
  12. Parece que escreceste aquilo que digo sempre, relativamente ao subsídio e à pena aplicada, é sempre a mesma coisa mas ninguém faz nada para resolver.

    ResponderEliminar
  13. Nem mais!
    É uma dor de alma assistir a isto!

    ResponderEliminar
  14. Para ti: http://segredar-ao-teu-ouvido.blogspot.pt/2012/07/desafio-amizade-virtual.html

    Felizmente nunca passei por isto, mas deve ser horrivel ver a vida acabar em segundos.

    ResponderEliminar
  15. Eu fico é cheia de medo de incêndios. :S

    ResponderEliminar
  16. Runaway: sim, tens toda a razão. Por isso é que digo que ninguém faz nada mas depois sabem reclamar. Essas pessoas, que não limpam os seus espaços, deviam ser chamados à razão.

    Maria: é uma dor de alma ligar a tv e ver aquele pânico todo, tudo ardido, animais a fugirem e a morrerem, as pessoas desesperadas... :(

    Nokas: pois é :(

    Zoana: dá vontade de chorar :/

    SuperSónica: sim, e os bombeiros e pilotos de combata aereo, o que eles fazem, que arriscam a sua própria vida :/

    Vera, a loira: é o país em que vivemos, é uma tristeza! E os lesados, que se lixem...

    O Sexo e a Idade: é mesmo :(

    D.: obrigada! sim, deve ser horrível :(

    Amante Japonesa: eu felizmente nunca me vi numa situação em que tivesse que ficar com medo, mas é revoltante ver como ficam as nossas florestas :/

    ResponderEliminar

Gambuzinem