quarta-feira, julho 18, 2012

Eu e o leite e os iogurtes

Nunca gostei de leite. Aos 7 dias de idade, a minha mãe levou-me ao pediatra para saber o que fazer comigo: eu queria o leite materno, mas a minha mãe já não tinha nada para mim, e não me dava com os biberons (nem com chupetas, quem se lixou foi o meu dedo grande da mão esquerda que foi chupado até aos 9 de idade) nem sequer gostava do leite de vaca. E foi assim que eu, recém-nascida, comecei a comer sopa. Nada de sopas da pedra, cheias de feijão e repolho, mas como também não podia morrer à fome, comecei a comer uns caldos muito leves.

E ao longo dos anos, continuei a nunca ir à bola com o leite.
Quando era miúda, para conseguir beber leite, teria de ser com chocolate. Mais tarde, com café. Leite sem nada, só se fosse magro e gelado de forma a que soubesse pouco (ou não soubesse de todo) a leite. Iogurtes, esses nem cheirá-los. Já queijo, gosto... ok, adoro... pronto, amo queijo!

Pois que pelos vistos essa minha aversão ao leite terá também a ver com o facto daquilo não me cair muito bem: fico mal disposta, com azia, náuseas, barriga inchada, etc. Apesar de ainda não ter feito o teste de intolerância, não é preciso ser-se muito inteligente para saber que, intolerante ou não, o leite faz-me um mal dos diabos. O que é uma chatice, tendo em conta que o leite, dizem, é importante principalmente pelo cálcio. O certo é que nunca parti nenhum ossinho o que é um fenómeno praticamente paranormal, tendo em conta o meu currículo impressionante de quedas, quer em quantidade quer na originalidade das mesmas - fica para outro post.

Quando comecei com as consultas de nutrição, o meu nutricionista aconselhou-me a comprar iogurtes de soja para os lanches, devendo ser naturais, sem fruta. Foi assim que eu descobri uns de que gosto muito, da Sojasun: são um pouco amargos (eu gosto) e não me sabem a leite. Perfeito. Prefiro-os mil vezes aos do Alpro Soya, que têm uma textura demasiado cremosa para o meu gosto. 

O problema é que há 2 semanas que não os encontro à venda em lado nenhum. Eles existem, porque eu chego à secção dos iogurtes de soja e lá estão os outros da mesma marca mas de frutos, e também lá está a etiqueta com o preço dos que costumo comprar. Ou andam a esgotar depressa de mais para o meu gosto e/ou não andam a repôr o stock tão depressa como deveriam. 

Portanto, gente de Lisboa, Oeiras, Carcavelos e Cascais: se não for muito o incómodo e se virem estes meninos aqui em baixo à venda, façam o obséquio de me informar onde os viram, que a gerência (eu, portanto), agradece. Os meus lanches estão comprometidos com esta história do desaparecimento em massa dos iogurtes naturais Sojasun e já não consigo comer tanto kiwi (sim, eu sei que há outros frutos, mas tem de ser kiwi) seguido.







6 comentários:

  1. Por acaso faz uma certa confusão como é que não há mais pessoas a não gosta/tolerar leite.
    Náo somos os únicos mamíferos que continuamos a "mamar" pela vida fora. Curiosamente, não consta que alguma vaca tenha chegado à menopausa e sofra de osteoporose. eheh
    Eu em miúdo também detestava leite e deixei de mamar muito cedo.
    Ainda hoje não consigo beber leite quente simples.
    Gosto dele magro e gelado, sem açúcar, ou quente misturado com café.

    ResponderEliminar
  2. Hello.
    Podes ser realmente intolerante à lactose, mas o que precisamos é de cálcio e esse podemos ir buscar a outros alimentos. Já experimentaste leite de arroz? O meu filho tem asma e cortou radicalmente com tudo o que vem da vaquinha (leite, queijo e iogurtes.Para o leite tens a alternativa do de soja, cabra, arroz, amêndoa, etc. Queijo, os de cabra ou ovelha e iogurtes ou de soja ou o Kéfir.
    Aqui em casa usamos os da Provamel ou Sojasun, mas o Continente (http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=4373944&CategoryName=&CategoryPath=&SubCategoryName=&Back=) e o Pingo Doce tb têm agora uns muita bons!
    Pelo menos o meu kid que é muito esquisito adora!
    Grande comentário, parece uma consulta, desculpa.
    Beijinhos
    http://gostosdaana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Já experimentaste no Celeiro? (vou ficar atenta anyway)

    ResponderEliminar
  4. Runaway: é verdade, nós somos os únicos mamíferos que continuam a beber leite depois da infância. Mas eu... nem na infância :P

    Anaツ: já experimentei outros e não gosto muito. Há uns tempos, provei um de soja, da alpro soya, natural light e gostei, é mais leve que os outros :)

    Fuschia: nem no celeiro encontrei! bahhh obrigada*

    ResponderEliminar
  5. Nunca encontrei esses iogurtes à venda :o

    ResponderEliminar
  6. Luana*: eu costumo encontrar no Continente ou no e.leclerc, mas ultimamente não tenho visto em lado nenhum :/

    ResponderEliminar

Gambuzinem