quinta-feira, outubro 18, 2012

Arroz doce de laranja

Ontem decidi fazer uma sobremesa. Já algum tempo que não fazia - desde que estou aqui ainda não tinha feito nada de doces, portanto, já tinha algumas saudades.

Como ainda não arranjámos batedeira e não me apetecia estar a bater bolos à mão - apesar de saber que ficam melhor que batidos na batedeira - fiz um arroz doce de laranja e não de limão como é habitual, para despachar pelo menos uma das laranja que por aqui andam antes de se estragar e para experimentar algo diferente.

E olhem, fica bom. E como a laranja era das doces, nem pus tanto açúcar.



Fica aqui a receita:
- 1 chávena de arroz
- 3 chávenas de água
- 4 chávenas de leite
- uma casca de laranja
- 1 chávena de açúcar (usei menos que 1 chávena)
- 3 gemas de ovo
- 1 pau de canela
- Canela a gosto

Procedimento
- Num tacho, colocar a água fria e o arroz, com a casca de laranja e o pau de canela. Deixar o arroz cozer e a água evaporar. Adicionar o leite - já fervido - e o açúcar e deixar a lume brando durante 3 minutos. Depois, colocar as gemas, mexendo sempre para não talharem, durante 3 minutos em lume baixo.
Retirar o tacho do lume, pôr em tacinhas ou num pirex maior, e colocar canela.

Bom Apetite!

14 comentários:

  1. Tão bom !! Queres a minha morada? Podes mandar num tupper que não faz mal :P

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei arroz doce, mas esse tem bom aspecto :D

    Beijinhos! :D

    ResponderEliminar
  3. Olha que deve ficar mesmo bom =)
    Nunca experimentei, normalmente é sempre com a casaca do limão.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Adoro arroz doce. Se river tempo vou experimentar logo esta receita!

    ResponderEliminar
  5. Adoro arroz doce! Vou experimentar já amanha essa receita :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro arroz doce e nunca fiz com laranja. Boa ideia. Vou experimentar! Obg pela dica :D

    ResponderEliminar
  7. Nhamiii deve ser uma delicia:)))))

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Então não é que fiz mesmo, "buédabom", gracias!!

    http://duvidase-certezas.blogspot.pt/2012/10/18-made-you-smile-today.html

    ResponderEliminar
  9. .Carmen: eheheh não é para me gabar, mas até estava :P

    Opinante: lol eheheheh nós comemos logo, ainda quentinho... mesmo bom para a dor de barriga lol

    Pedro: :D

    ádescávir: ahahahahah vá, diz lá qual é a morada :P

    Joana: eu gosto tanto de arroz doce :D

    Cláudia: yep, também foi a primeira vez que fiz com laranja, mas gostei :)

    Blackbird: eheh já experimentaste?

    Gaja Maria: fica diferente, eu gostei :)

    Filipa: nós cá em casa gostámos :)

    Dúvidas e Certezas: buédanice!!!!! :D:D:D:D:D ainda bem que gostaste! :D

    ResponderEliminar
  10. Eu uso é a casca de limão, tenho de experimentar substituir!

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que não gosto, assim não tenho de resistir!!

    ResponderEliminar

Gambuzinem