terça-feira, novembro 13, 2012

Aristides de Sousa Mendes, o filme

Ontem à noite fui ver o filme Aristides de Sousa Mendes: Cônsul de Bordéus.

Não gostei, saí da sala incrivelmente desiludida com o filme. Este não faz, de todo, jus ao nome do grande homem que foi Aristides de Sousa Mendes. Em vez de fazerem um filme biográfico deste herói que desafiou o Estado ao assinar 30 000 vistos a refugiados de todas as nacionalidades (destes, 10 000 eram judeus), em vez de se focarem apenas na sua vida - que, para mim, fazia muito mais sentido - acabaram por pô-lo quase como uma personagem secundária e focaram-se mais numa história inventada de um rapaz judeu que vai parar a Bordéus com a sua irmã e onde acabam por se separar.
Não gostei da realização, não gostei dos diálogos fracos e não gostei das interpretações dos actores: demasiado representativas e teatrais. O único que de alguma forma ainda se safou foi o Vítor Norte.
Para além disso, o filme tem vários erros e contradições.

Tenho muita pena, Aristides de Sousa Mendes foi um herói e nem sequer conseguem fazer um filme decente sobre a sua vida - que vai muito para além do facto de ter salvado a vida a tanta gente. Ele próprio teve uma vida pessoal rica e passou por muito. Era escusado terem inventado uma história quando a sua história verdadeira era bem mais interessante.


16 comentários:

  1. Sempre foi uma figura que me fascinou e interessou, estava com imensa vontade de ir ver o filma mas já vi que é mais um desilusão :(

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela dica! Assim nem lá ponho os pés. Vejo dps em casa, numa tarde de chuva... :/

    ResponderEliminar
  3. Estava com imensas esperanças sobre esse filme, mas já tinha lido na Time Out que o filme não fazia jus a pessoa que ele foi!
    O teu comentário só me ajudou ainda mais!
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Por acaso estava curiosa com este filme

    ResponderEliminar
  5. eu tinha expectativas em relação ao filme, mas a pessoa que menos me cativava foi a única que dizes que se aproveitou... estou com poucas expectativas, neste momento!

    ResponderEliminar
  6. Pois, ainda não vi o filme, mas estava com boas expectativas devido às apresentações que já vi na televisão. Mas pelo que dizes não deve ser grande coisa. É pena.

    ResponderEliminar
  7. e eu a pensar que ia ser um bom filme, por vezes é assim, quando pensamos que o filme é bom vamos ao cinema e dps pimba saimos desiludidas

    ResponderEliminar
  8. Lamentavelmente, não consigo ter motivação para ir ao cinema ver um filme português.

    ResponderEliminar
  9. Fico com a dica! É uma PENA. Ele foi um grande homem!

    ResponderEliminar
  10. Olha que parvos!! Estava com expectativa de conhecer mais a fundo a vida deste homem que teve tanta coragem e altruísmo, um homem muito especial.

    ResponderEliminar
  11. Ah e olha eu que estava a pensar em amanha ir ao cinema ver o filme...acho que me vou cortar!! :)

    ResponderEliminar
  12. Tânia Gil: também fui cheia de expectativas e depois... puff!

    Naja: sim, é uma boa alternativa :P

    Catarina: por acaso não sabia da opinião da Time Out, mas já li outras e vão muito ao encontro do que digo aqui :)

    Dina: eu também, muito mesmo... que desilusão!

    Roxanne: olha, acredita que quando soube que era com o Vitor Norte também torci o nariz e depois veio-se a ver que foi mesmo o melhorzinho... por isso, imagina!

    Maria: eu sinceramente não gostei...

    TimTim: yep, e o contrário também acontece...

    A Bomboca Mais Gostosa: nós até temos muito bons actores, mas os realizadores... não me conseguem convencer!

    Ovelha Flor Guerreira: um herói!

    Dúvidas e Certezas: é uma tristeza, fiquei mesmo desapontada com o filme :(

    Maria Pitufa: eu não aconselho muito... :P

    Camila: também já viste? os meus pais foram comigo e também não gostaram... :/

    ResponderEliminar
  13. Eu ainda não sei se vou ver ou não. Se for, sei que é mesmo só por ter sido gravado aqui em Viana.

    ResponderEliminar
  14. oh pá agora fiquei triste :( vou hoje à noite ao cinema ver esse filme, estava com tanta vontade... os filmes portugueses só nos desiludem :/

    ResponderEliminar
  15. Lisa: pois, eu sei de mais pessoas que foram e também não gostaram muito :P

    Ju: por acaso vi há pouco tempo o da Florbela Espanca, com a Dalila do Carmo e com o Albano Jerónimo e gostei muito... mas foi dos poucos filmes portugueses que realmente gostei :)

    ResponderEliminar

Gambuzinem