quarta-feira, dezembro 19, 2012

Prioridades

Deixa-me muito triste saber que há cada vez mais fome em Portugal. Uma coisa é uma pessoa deixar de fazer férias ou deixar de ir comer ao restaurante com alguma regularidade porque, afinal de contas, estamos em crise, está tudo cada vez mais caro e não sabemos o dia de amanhã. Outra coisa é chegar ao ponto de passar fome. Para mim, esta é aquela situação extrema de dificuldade e nem sequer consigo imaginar como será passar por isso.

Mas se há coisa que me tira do sério é ouvir gente que vem à televisão queixar-se que tem e passa fome e só consegue contar com a caridade dos outros e diz isto enquanto enverga um telemóvel topo de gama, unhas de gel, cabelo pintado e arranjado. Lembro-me de uma colega de faculdade queixar-se que precisava de comprar um par de calças mas que não tinha dinheiro e os pais passavam muitas dificuldades. No entanto, apesar das dificuldades e de andarem com roupa velha remendada por não conseguirem comprar nova, tinham o pacote mais caro da televisão por cabo e internet também esta da mais cara.

Sim, as coisas não estão fáceis e é lamentável, à falta de melhor palavra, as coisas terem chegado a este ponto miserável. Mas creio que muitas vezes as pessoas não têm muito bem a noção das prioridades. Se tiver de deixar de comprar aquela camisola trendy para poder comer, eu nem penso duas vezes. Para mim, um frigorífico com comida é a prioridade das prioridades. 

16 comentários:

  1. Enquanto lia as tuas palavras Karina pensei logo num post em que falei sobre isso, é verdade do que falas, é verdade que muitos dos Pais que se queixam e as pessoas que dizem que passam fome, tem por mania ter um bom carro, boas televisões em Casa, Telemóveis Top de Gama, e muitas idas ao Café e comprar tabaco, já vim muitas meninas que tem Sub de Sobrevivência e todos os dias deixam os filhotes na escola e a ida é imediata para o café

    É triste mas é a realidade oposta!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. primeiro a comidinha...depois vem o resto!!! Deus queira que nunca me falta comida, água e luz!!! Acho isso muito mais importante do que roupas e hoteis!!!

    ResponderEliminar
  3. Anda muita gente com as prioridades trocadas :S

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. É lamentável mas existem mesmo muitas pessoas assim, que podem ter fome e ter que recorrer a ajudas mas não desistem da internet wireless, da tv por cabo, das unhas de gel e do cabelo arranjado todas as semanas. Não digo que as pessoas deixem de se cuidar mas vamos lá a ter calma. Pão para a boca parece-me a primeira coisa.

    ResponderEliminar
  5. Pois, a maior parte vai para o Facebook queixar-se mas se calhar se acabassem com a net em casa tinham mais dinheiro.

    ResponderEliminar
  6. tens toda a razão, há pessoas com prioridades trocadas, preferem ter algo e passar fome... é triste mas é verdade. Ter unhas de gel não põe o pão na mesa, pintar o cabelo? ter roupa nova? Não é isso que nos torna mais nobres mas sim aquilo que aos olhos da sociedade é bonito e relevante. As pessoas que preferem ter do que comer, são pessoas epah não há palavras para tanta tristeza

    ResponderEliminar
  7. Tens mesmo razão, tudo tem a ver com prioridades. E há pessoas que não sabem mesmo geri-las!

    ResponderEliminar
  8. Pois. Também penso o mesmo, primeiro a comida e depois o resto. Até porque tenho um filho a minha prioridade será sempre ele a comida para ele e as coisas que ele necessita( calçado, roupa) e só depois estamos nós.
    Mas vejo muitas pessoas por aí cuja prioridade são elas e os seus vícios. Sejam eles quais forem e depois ainda se queixam e ficam à espera que os outros lhes ajudem.
    Enfim. Está tudo ao contrário e as pessoas estão cada vez mais egoístas. :(

    bjs

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente contigo, as pessoas ultimamente andam com as prioridades todas trocadas!

    ResponderEliminar
  10. Isso nem tem discussão possível, tens toda a razão.

    ResponderEliminar
  11. Concordo completamente contigo. Revolta-me imenso isso e é por pessoas assim que as pessoas ficam com o pé atrás quando é para ajudar e depois as famílias que precisam mesmo não têm ajuda.

    ResponderEliminar
  12. Cada pessoa tem as suas prioridades, mas de facto há pessoas que tem as prioridades um pouco trocadas...Enfim!

    ResponderEliminar
  13. Há uns tempos, numa reportagem televisiva, uma senhora queixava-se que o marido estava desempregado e era ela, que trabalhava nas limpezas, que sustentava a casa e os dois filhos menores. Pois...

    E continuou: "E temos que pagar o empréstimo da casa, dos dois carros, a comida, a água, a luz..." PÁRA!!! DOIS CARROS?!?!?! Pois, por causa da mania das riquezas dos portugueses é que muita gentinha está com 'a corda nos pescoço' com a treta dos créditos!

    Eu, certamente, ganho mais que a senhora e ando de metro! E não me cai nenhum parente na lama! Mas eu tenho mentalidade nórdica...

    ResponderEliminar
  14. É uma situação lamentável, tipo 3.º mundo!!

    ResponderEliminar
  15. Concordo contigo e é mesmo uma realidade que está muito próxima de todos nós.

    ResponderEliminar

Gambuzinem