terça-feira, junho 04, 2013

Sabes que estás com saudades de casa quando...

Apesar disto ser uma ilha, não há muito peixe à venda. Salmão, atum, bacalhau fresco (blhec, blhec! bacalhau fresco sabe-me a estragado!) e raia. E de vez em quando lá se encontra dourada e robalo. E camarão, temos camarão congelado à venda (yeahhhh!).
Tendo em conta que eu não como carne, chega a uma altura em que isto torna-se num desafio para mim saber o que vou cozinhar ou pedir num restaurante - e é por isso que ando a ficar cada vez mais vegetariana que outra coisa, porque comer todos os dias atum e salmão também enjoa.

Portanto, hoje acordei e dei por mim praticamente a salivar por ter estado a noite inteira a sonhar com peixe do bom, em especial com Red Fish - que é um dos meus peixes preferidos e que cá não há à venda. Sonhei com Red Fish assado no forno com batatinhas, cebola, cenoura e chilli. Sonhei com Red Fish cozido - sim, sim, eu gosto de peixe cozido. Sopa de Red Fish. Red Fish estufado. Red Fish de mil e uma maneiras. Acordei de tal maneira que se tivesse Red Fish para o pequeno-almoço, acho que comia.

Hummm... Saudades...


26 comentários:

  1. Como te entendo... sempre que vou ao supermercado e passo na peixaria acabo sempre por trazer atum e salmão. De facto os peixes por estas bandas não são a mesma coisa. A primeira vez que fui a Portugal depois de ter vindo viver para Londres pedi à minha mãe para me fazer bacalhau cozido e red fish assado no forno, lool.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando vou a Portugal também peço à minha mãe para fazer bacalhau cozido, e red fish, e arroz de tamboril e arroz de polvo.... aiiii, tão bom!

      Eliminar
  2. Está visto que tens de vir a Portugal um fim-de-semana só para matar as saudades do Red Fish! :P
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh daqui um mês estou de volta a Portugal, apanhar sol e comer estas coisas todas boas que temos :D

      Eliminar
  3. Eu por acaso não sou muito amante de peixe, mas realmente a nossa cozinha é a melhor em tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer que é, e deve ser das mais saudáveis. Aqui é tudo muito frito :/

      Eliminar
  4. De facto, comer sempre o mesmo peixe, não é nada bom. Tens de começar a compensar com alternativas. Lentilhas, quinoa, boulgour, taboulé, grão, ervilhas, farro, massa de arroz, hamburgers de legumes e afins. Pior é se também não encontras estes ingredientes nos supermercados ao pé de ti. Eu sou ovo-lacto-vegetariana, mas não como peixe todos os dias. Porque também não gosto de comer peixe de viveiro, e tento sempre comprar peixe pescado em alto mar, e de preferência que não esteja em vias de extinção. Atum, por exemplo, é raro comer, porque sei que está em vias de desaparecer. Mas faço refeições suculentas só com legumes, e fica perfeito.
    Bom era se algum familiar ou amigo cá em Portugal te pudesse enviar uma geleira repleta de peixe congelado! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda ontem fiz caril de lentilhas e gão, e ficou bom. Também tenho feito mais refeições só com legumes e gosto bastante, mas aborrece-me um pouco não ter aquela variedade de peixe que temos em Portugal. Mesmo não comendo tantas vezes peixe, podia variar um pouco :P

      Eliminar
  5. Que curioso, cá em casa não há semana que não se coma Ref Fish, e é um dos que menos gosto. Salmão é que é muitaaaa bom, mas todos dias é coisa para enjoar :s

    [DESABAFOS E COISAS]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh eu adorooo red fish! Também gosto de salmão, mas sempre não :P

      Eliminar
  6. É interessante constatar que somos dos países da Europa que come mais peixe, aliás acho que a nossa alimentação ficou mais pobre a partir do momento que se começou a importar hábitos alimentares de fora. Acho que "nosso" (que por acaso nem é o meu) maior defeito alimentar é a tendência para exagerar no sal.

    Também gosto muito de peixe cozido, quando dividia casa com outras raparigas comia muitas vezes pescada cozida com bróculos e ovo, porque gostava imenso, as minhas colegas achavam que isso era mania das dietas e ganhei alcunha de saudavelzinha e ainda chamavam essa refeição de "comida de pobre" :p o que é facto é que eu gosto mesmo disso.

    Beijinhoooos :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós temos uma gastronomia maravilhosa, essa é que é essa.
      Eu também gosto de peixe cozido, e batatas cozidas. E bacalhau cozido com grão? Adoooooro! :D

      Eliminar
  7. Mas que raio de ilha é essa?! onde não existe peixe.
    Red Fish ao pequeno almoço dispensava, mas salmão se calhar até comia. Adoro salmão.


    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol pois, eu também já fiz essa questão uma data de vezes... não sei se é por as águas serem mais frias, ou se é por simplesmente o pessoal cá não ser grande apreciador... a verdade é que não há muito peixe.
      Eu também gosto muito de salmão, mas sempre, sempre, sempre... naaaaa!

      Eliminar
  8. Oh bem te entendo. Eu adoro peixe também e não me imaginaria limitada nesse sentido.
    Mas realmente é estranho não haver peixe aí:/ uma pena!
    Tens talvez de ser mais criativa com a pouca variedade que há hehehe
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma pena. E o problema não é ser criativa, o problema é que já estou farta de comer sempre os mesmos peixes. Por isso é que tenho feito mais comida vegetariana.

      Biju***

      Eliminar
  9. Peixe vermelho cozido, blerc, não gosto :P

    Realmente para quem vive rodeado de mar não há muita variedade por aí :)

    Nem congelado se arranja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Congelado arranja-se pouco mais, mas nada de especial... snif!

      Eliminar
  10. Essas saudades existem sempre...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  11. Por acaso não gosto nada de red fish, mas percebo o que dizes. E quando estamos longe são esses pormenores que dão mais saudades. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Já foste a Howth?
    Red fish não sei se têm, que não sou grande apreciadora, mas a variedade é consideravelmente boa para terras irlandesas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já lá fui e quando vou tento aproveitar para trazer outros peixes que consiga lá encontrar - apesar de nunca ter visto red fish. Ontem disseram-me que tinham visto em howth linguado à venda e bem barato, mas acho que tinha sido durante a semana porque quando lá vou ao fim-de-semana o peixe não é propriamente baratinho. E temos uma coisa: um congelador estupidamente pequeno, é só uma gaveta, nunca conseguimos trazer muito de Howth.

      Eliminar

Gambuzinem