sexta-feira, setembro 13, 2013

Para cabelos bonitos e sem prejudicar os animais

Após o meu breve colapso nervoso ao saber que os shampoos e condicionadores da Nivea iriam ser descontinuados, pus mãos à obra e tratei de levar avante uma minuciosa e profunda pesquisa para saber que outras alternativas eu tinha, ou seja, que outras marcas de shampoos para além da Nivea não fazem testes em animais.

E a verdade nua e crua é: aparentemente, não há produtos de supermercado que não façam testes em animais. Não só mau por tudo o que é implícito, mas também pela minha carteira.

Mas aqui ficam algumas marcas que eu descobri não fazerem testes em animais:

Yes To



Para além de serem produtos quase 100% naturais, não só não fazem testes como dizem ter a preocupação de encontrar parceiros, colaboradores e fornecedores com as mesmas preocupações. Sei que os produtos desta marca estão à venda em Portugal na Sephora, mas da última vez que lá fui não os vi expostos e havia tanta gente na loja que não tive paciência para esperar para perguntar a alguém o preço dos mesmos.

Lush


A Lush é outra marca que para além de não fazer testes em animais, tem a preocupação de tentar consciencializar as pessoas para o facto de haver tantas marcas a experimentarem os seus produtos em animais, com campanhas de sensibilização, campanhas publicitárias, petições, etc. Confesso que nunca comprei nada desta marca apenas porque custa-me um pouco aproximar das suas lojas com aqueles cheiros sempre tão intensos. Mas depois de vir a saber estas coisas, de certeza da próxima vez que passar ao lado de uma, faço-me de forte (ponho uma mola no nariz) e entro!

TIGI Professional

TIGI é uma empresa que detêm as marcas Bed Head e Factor S, e nenhuma delas fazem testes animais. Thumbs Up! Podem encontrar à venda no RR Center.

Rusk



Mais uma vez, à venda no RR Center.

Phyto Paris



Mais uma marca de produtos capilares orgânicos, naturais, preocupados na utilização métodos conscientes face ao ambiente. E sem testarem em animais. Pelo que li, quem experimentou ficou fã dos produtos desta marca, bastante conhecidos inclusive para tratamentos anti-queda. À venda nas farmácias.

Body Shop



Deve ser, provavelmente, de todas as marcas aqui expostas, amais conhecida. O único senão consiste no facto de ter sido comprada pela L'Oreal, que faz testes em animais. Mesmo assim, a Body Shop jura a pés juntos que não faz. Não fica tão barato quanto os produtos da Nivea mas para mim foi a solução que de momento encontrei ser a mais acessível, uma vez que há sempre uma loja da Body Shop em (quase) todo lado e por ser, de todas as opções em que consegui ver o preço, a mais barata. E posso dizer que estou muito satisfeita com os seus produtos para o cabelo.

14 comentários:

  1. Foi algo no qual nunca pensei ao comprar shampoos... Shame on me! Mas, ao ler o teu post, apercebi-me de que faz todo o sentido que tenhamos essa preocupação. Aliás, após o regresso a Londres, precisarei de "reabastecer" os meus armários - e garanto-te que passarei então pela Body Shop :) Muito Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho uma grande preocupação com o cabelo e com tudo o que o envolva. Sofro de uma doença auto-imune que me fragiliza o cabelo e as unhas e posso dizer que tenho peladas e o cabelo muito fino.
    Assim sendo, sou muito cuidadosa nos momentos de escolha e a verdade é que é muito dificil encontrar produtos baratos, nada agressivos e que protejam o meu frágil cabelo (e couro cabeludo).
    Vou explorar estas alternativas.
    obrigada:)

    ResponderEliminar
  3. R: Nunca li esse, apesar de andar cá por casa! Será dos próximos :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelos conselhos! :) Esse tema toca-me particularmente.
    Eu uso shampos de cabeleireira, pois tenho o cabelo com madeixas e não arrisco a estragar a cor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também tenho madeixas, uso produtos da RUSK que não testam em animais

      Eliminar
  5. A Body Shop é polémica, porque entretanto foi comprada por uma empresa (penso que a Loreal) que testa em animais. Eu uso os produtos do Boticário e do Dr Organics (vendido no Celeiro) e que não testam em animais. Também tens a loja organii no chiado, que tem vários produtos naturais. Nunca fica é tão barato como comprar no supermercado, mas também, fica mais caro não testar em animais..

    ResponderEliminar
  6. Das 6 marcas que publicaste, só conheço 3 e imagino que as outras sejam dificeis de encontrar. Obrigada pelas boas dicas.

    ResponderEliminar
  7. Confesso que com a Body shop fico de pé atrás. Eles dizem que não, mas não ponho as mãos no fogo porque foram comprados pela Loreal (acho). A lush sei que realmente não testa e uso Shampos d'O Boticário que sei que não testa em animais...

    ResponderEliminar
  8. Karina,

    Uso sabonetes vegetais há vários anos e relativamente a shampôos, o unico que conheço que não é testado em animais vende-se no jumbo e chama-se biopha, tem um preço competitivo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pelas dicas. Vou guardar este post para poder pesquisar melhor e decidir qual experimentar. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Só conheço a Body Shop. Mas na Irlanda não haverá mais marcas que não façam testes em animais?

    ResponderEliminar
  11. A Revlon não faz testes em animais e encontra-se facilmente em qualquer hipermercado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento desiludir-te mas a Revlon faz testes em animais. Durante muitos anos deixou de o fazer mas infelizmente decidiu começar a vender em países como a China onde os testes em animais são obrigatórios o que, consequentemente, os levou a terem de voltar aos testes.
      http://www.peta.org/living/beauty-and-personal-care/companies/687.aspx
      http://www.peta.org/b/thepetafiles/archive/tags/Revlon/default.aspx

      Eliminar

Gambuzinem