sexta-feira, dezembro 27, 2013

Dilemas de uma não-comedora de carne


Foram-me oferecidos uns botins. Lindos, mesmo como eu gosto: salto raso, pretos, quentes, confortáveis, com uma faixa com spikes à volta da zona do tornozelo. Mas de camurça. Pele. Sinto um sentimento de culpa por usá-los, em tudo muito semelhante quando me vi obrigada a comprar o casaco de penas: "não há muito a fazer", disse-me a menina da loja de casacos, "se é assim tão friorenta, o melhor é mesmo o casaco de penas".
E agora acontece o mesmo: acho que não sinto os pés tão quentes desde 1947.
Agora, para além de, sempre que visto o casaco, pedir desculpa mentalmente aos patos que se sacrificaram para me manter quente, olho para os meus pés e vejo uns pequeninos porquinhos a guincharem e faço beicinho enquanto aceno com a cabeça como quem diz "eu sei... Eu sei... Perdão, perdão!"

Pudesse eu, compraria só roupa e calçado da Stella McCartney, que só usa peles sintéticas. Mas por agora, para me redimir vou tratar estas botinhas como se fossem a coisa mais valiosa à face da terra. Em sua memória, vou fazer valer o seu trágico destino a meus pés. É, porquinhos, vocês vão ser para sempre lembrados! 


9 comentários:

  1. Eu que também deixei de comer carne, o meu drama tem vindo a alastra-se para outros campos, nomeadamente a roupa. Conheces a marca de sapatos portuguesa nae? São sapatos vegan. Gosto tanto! Por mim era só o que usava, mas o meu orçamento n me permite compra-los :(

    ResponderEliminar
  2. ♥ o sacríficio dos porquinhos será sempre lembrado, isso é o mais importante. No outro dia dizia à Joana do Plavras que enchem a barriga que evito comer porco mas que começava a ficar francamente com pena dos perús, que são a alternativa :/. Vou acabar a comer algas e ervas num futuro próximo.

    ResponderEliminar
  3. Anima-te, não matam os bichos de propósito para isso. Mas sim para nós comermos... Já que morreram depois mais vale rentabilizar a coisa e aquecerem-te os pés!

    ResponderEliminar
  4. Ao menos foram parar as mãos de alguém que os sabe apreciar :)
    Bj*

    My Cup of Tea

    ResponderEliminar
  5. São as vicissitudes da vida... Dos homens, dos porquinhos, dias patinhos

    ResponderEliminar
  6. São as vicissitudes da vida... dos homens, dos patos...

    ResponderEliminar
  7. Também tento comprar sempre calçado em pele sintética, pelo mesmo motivo que tu. Mas se te foram oferecidos a culpa não foi tua, e agora não os vais deitar fora. Isso seria pior. Não fiques com a consciência muito pesada, porque se todos fossem como tu o mundo estaria muito melhor. :) :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Ai que ignorante que eu sou :$
    Não fazia ideia que camurça era feita de animais, pensei que era sintética ou assim :$ :(

    ResponderEliminar

Gambuzinem