segunda-feira, janeiro 20, 2014

The Wolf of Wall Street

É daqueles filmes que se adora ou que se odeia. Eu faço parte do primeiro grupo.
Apesar do filme ser bastante comprido, durante três horas vi-me completamente presa à história verídica de Jordan Belfort, um corrector de bolsa fraudulento com uma habilidade extrema para vendas, que consegue vender areia no deserto caso seja necessário.

Sim, o filme é basicamente sobre dinheiro, drogas e sexo, e pouco mais. Não sabemos das histórias das suas vítimas, não são explicadas teorias de economia, bolsa e afins mas sabemos que o que está a acontecer não é legal. E é por isso que gostei tanto do filme: a história é contada da perspectiva de Belfort. 

A interpretação de Leonardo DiCaprio é, pura e simplesmente, brilhante, sem falhas. Se ele não leva o Oscar consigo para casa é porque algo muito errado se passa com a Academia. Mas os créditos não devem ser dados unicamente a DiCaprio. Jonah Hill confirma ser um grande actor e a dinâmica entre estes dois é perfeita.
A realização e a forma como nos é apresentada esta história é genial, como seria de se esperar vindo das mãos e mente de Martin Scorsese: frenética em momentos chave, e com um ritmo mais sóbrio em alturas mais calmas. E tudo isto sempre com uma pontada de humor. A banda sonora também é uma mais-valia, com uma diversidade bastante ampla, com músicas muito específicas para cada momento.
Para além disto tudo, é um filme que dá para mostrar os bastidores praticamente obscenos e perversos de várias empresas com este tipo de ambientes à lá Wall Street. Nada é feito com falinhas mansas, nada é atenuado e as imagens conseguem ser bastante gráficas e explícitas. Há cenas tão incríveis e surreais que uma pessoa até questiona como pode ter sido verdade.

Se estão à espera de uma história extremamente complexa, esqueçam. É tudo do mesmo: dinheiro, drogas e sexo. Mas eu achei genial a maneira como é contada.

6 comentários:

  1. Tenho imensa curiosidade em ver este filme..

    kisses***

    ResponderEliminar
  2. Fui ver no Sábado, ADOREI, é brutal o filme! DiCaprio está soberbo, esse actor está cada vez melhor..Naquela cena em que ele apanha uma grande moca e fica com paralisia, ri-me tanto, mas tanto, até chorar, não aguentava mais! ***

    ResponderEliminar
  3. Está na lista a ver. Estou muito curiosa. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Não tenho curiosidade em ver este filme confesso.
    O DiCaprio é 'gozado' por já ter merecido o Oscar tanta vez e nunca o ter recebido. Mas estou com a sensação que é este ano que ganha, mas teremos de ver :b

    ResponderEliminar
  5. Quero muito ver esse filme, só oiço falar bem dele.

    Bj*

    ResponderEliminar

Gambuzinem