quinta-feira, janeiro 16, 2014

Últimos filmes vistos

The Secret life of Walter Mitty


A verdade é que já vi este filme no início de Dezembro, numa ante-estreia, mas só agora é que estou a escrever sobre isto. Não sendo das maiores fãs do Ben Stiller, fiquei incrivelmente surpreendida - no bom sentido - com este filme. Para além de uma fotografia lindíssima e de uma banda sonora que é um mimo, este filme - realizado também por Stiller - traz-nos uma história que à partida pode parecer demasiado simples, sem grande complexidade, mas que diz muito e que pode muito bem servir como inspiração para qualquer um. 
É um filme bonito.

Saving Mr. Banks



História verídica de P. L. Travers, uma mulher com um feitio difícil, extremamente crítica e autora de Mary Poppins, a sua infância e a relação com seu pai, e a adaptação do seu livro para filme pelos estúdios da Disney. Tom Hanks faz de Walter Disney e Emma Thompson de P. L. Travers. É um filme interessante que se vê bem num domingo à tarde.

12 Years a Slave




Arrebatador. Brutal. Emocionante.
Podia continuar a arranjar adjectivos para descrever esta história, mas acredito que não haja uma palavra com força suficiente para conseguir fazer jus real à magnitude deste filme. 
Realizado por Steve McQueen, este filme conta a história verídica de Salomon Northup, um negro livre numa época de escravidão que é enganado, raptado, vendido e tornado escravo. É daqueles filmes que nos consegue deixar revoltados, à beira de um ataque de choro, emocionados e inquietos. 
Para darem vida à história, foi escolhido um elenco de luxo: Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Benedict Cumberbatch, Paul Dano, Paul Giamatti, Brad Pitt, entre outros.
Muito, muito bom mesmo!

Le Passé



Um filme francês realizado por um Iraniano, Asghar Farhadi, sobre um homem que regressa do Irão para França para assinar os papéis de divórcio. Ao chegar a França, começa a aperceber-se da relação pouco saudável entre a ainda mulher e a filha mais velha.
É um filme bem estruturado, bem pensado, com cenas algo fortes e emocionantes. Não tem, como é óbvio, toda aquela produção hollywoodesca por detrás mas isso não quer dizer que seja mau. Antes pelo contrário, acaba por dar ao filme um carácter mais real, mais íntimo e próximo dos espectadores.
Com Berenice Bejo (de O Artista).

Para quem gosta deste género de filmes, recomendo A Separação. Do mesmo realizador, é a história de um casal que decide separar-se: ela acredita que só saindo do Irão é que consegue dar um melhor futuro à filha de ambos, enquanto que ele não quer deixar o país para poder tomar conta do seu pai, que sofre de Alzheimer. É um filme profundo, que nos dá a conhecer uma outra cultura bem diferente da nossa.


American Hustle



Um filme realizado por David O. Russel, (o mesmo de The Silver Linings PlayBook e o The Fighter), com o Christian Bale, Bradley Cooper, Jeremy Renner, Jennifer Lawrence e Amy Adams (se bem que continuo a não lhe achar grande piada), só podia resultar em algo realmente bom. E é o que acontece com American Hustle. Uma história bem contada, com espaço para tudo (desde momentos mais dramáticos a outros realmente cómicos, muito pela personagem de Jennifer Lawrence que é hilariante) uma banda sonora fantástica, e interpretações brilhantes, é um filme que vale muito a pena ir ver. 

12 comentários:

  1. assisti a 12 anos escravo! Fime muito comovente! Por mim vencia os Oscares!

    ResponderEliminar
  2. The Secret life of Walter Mitty, 12 Years a Slave e American Hustle estão na lista! devem ser muito bons! *

    ResponderEliminar
  3. Eu, que adoro cinema, acabo o teu post a perceber o quão estou atrasada com os filmes que aí andam. Confesso que não ia ver o do Stiler (que adoro, mas o trailer não puxou por mim), mas depois deste post, vou dar-lhe uma oportunidade. E quero muito ver o American Hustle. O Bale é SÓ o meu actor favorito.

    ResponderEliminar
  4. Eu adorei o do Bem Stiller, mais do que um filme é uma inspiração! Muito bom mesmo!

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto muito do Ben Stiller em filmes levezinhos. O 12 anos de escravo não vou perder.

    ResponderEliminar
  6. Opá, tu vês muitos filmes! Eu ando meia desleixada :(

    ResponderEliminar
  7. Quero ver urgentemente o The Secret life of Walter Mitty e o American Hustle!

    ResponderEliminar
  8. Quero ver todos os filmes que referiste :)
    Tenho expectativas altas! Também queria ver o Lobo de Wall Street.

    ResponderEliminar
  9. Quero ver principalmente o do Stiller, o American Hustle e o 12 anos escravo. Ontem vi o Lobo de Wall Street e embora tenha partes muito boas, não achei o filme assim tão merecedor dos elogios.

    ResponderEliminar
  10. Estou a contar os dias para ir ver Saving Mr. Banks! :)
    É bom? Adoro a Marry Poppins e tudo o que esteja relacionado com a história! Desde muito pequena que vejo o filme e sempre me fascinou imenso! :D
    Esta semana vamos ver o American Hustle! Dizem ser muito bom! Beijinho*

    ResponderEliminar

Gambuzinem