quarta-feira, março 05, 2014

Aprender com os erros

Nunca gostei de aprender com os erros dos outros. Quem diz erros, diz tudo: experiências, tentativas acertadas, tentativas falhadas, etc, etc. Não vejo qual o verdadeiro sentido de aprender o quer que seja a partir dos outros: de pessoa para pessoa, mudam as circunstâncias, mudam as personalidades, muda tudo.
Acredito que só podemos tirar verdadeiras lições quando sentimos na pele as consequências das nossas decisões. Não gosto de deixar de fazer aquilo que eu acho que será o melhor para mim só porque correu mal a fulano tal. Ou de fazer exactamente o mesmo que o outro fez porque lhe correu às mil maravilhas. Isto sem esquecer que, muitas vezes, não é só o resultado final que conta mas sim o caminho que me levou a esse final: às vezes é esse caminho que nos faz aprender e tirar as verdadeiras ilações.
Outro motivo de não gostar de me guiar pelas experiência dos outros reside no facto de eu criar expectativas. Quer seja para o bom, quer seja para o mau, essas expectativas tornam-se em ansiedade e quando dou por mim, nada do que tinha pensado e que estava à espera torna-se real para mim.
Não quero dizer com isto que não oiça conselhos e opiniões e que viva com umas palas nos olhos para não ter atenção e não ver o que acontece aos outros. E, claro, também não quer dizer que já não tenha tido em consideração certas experiências vindas de outras pessoas. Mas no fim, cada decisão que eu tomo, cada caminho que eu escolho, cada erro que eu cometo tem um impacto muito maior em mim própria do que em qualquer outra pessoa - e vice-versa.

10 comentários:

  1. Podia ter sido escrito por mim! Nesta fase da minha vida, principalmente!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de ouvir opiniões mas no fim eu tenho de experimentar e ver pela minha perspectiva..

    e também detesto criar muitas expectativas quer positivas ou negativas..

    kisses***

    ResponderEliminar
  3. Eu também detesto criar expectativas... prefiro ficar mais descontraída e não pensar muito no assunto! :P
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. E para rematar, uma frase da minha mãe que ficava aqui lindamente: cada um é como cada qual :p haha :)

    ResponderEliminar
  5. tem outro impacto quando algo acontece a nós, claro. mas há sempre um pequenino advice que tiramos das experiências dos outros ;p

    ResponderEliminar
  6. Aprender é só mesmo com os próprios erros!
    Podemos tirar lições dos outros...mas as nossas valem ouro!

    ResponderEliminar
  7. Eu prefiro aprender com os meus erros, claro.

    ResponderEliminar
  8. Eu por acaso nem sempre sou assim. Há erros que claramente não necessito de ser eu a fazê-los. Sempre me protegi muito, talvez porque nunca tive rede de segurança. Se cair, não tenho ninguém a aparar-me.

    ResponderEliminar
  9. Nós só aprendemos mesmo quando somos nós a errar e a ter as experiências :)

    ResponderEliminar
  10. É mesmo. Cada pessoas é uma pessoa única e tudo à volta dessa pessoa é único e diferente. :)

    ResponderEliminar

Gambuzinem