sexta-feira, março 07, 2014

Pescadinha de rabo na boca

Segundo Belmiro de Azevedo os "salários só podem aumentar quando portugueses aumentarem produtividade", in Jornal de Negócios.
"Os salários só podem aumentar [...] quando, de facto, um trabalhador português fizer uma coisa igual, parecida, com um trabalhador alemão ou inglês, seja o que for".

E a isto eu chamo de pescadinha de rabo na boca. Que um alemão produz mais que um português, toda a gente já sabe. Mas também compreendo que uma pessoa que ganhe o salário mínimo português ou pouco mais não tenha grande motivação para sair da cama para ir trabalhar. Por outro lado, se formos a ver, uma boa parte da população portuguesa emigrante noutros países é conhecida (e reconhecida!) por ser bastante produtiva, competente e profissional - o que diz bastante não só dos trabalhadores como dos patrões de Portugal.

Curioso, curioso, é queixarem-se muito da produtividade em Portugal ser muito aquém da de outros países europeus, como Alemanha, Inglaterra ou França, mas o património destes patrões, como Belmiro de Azevedo, Américo Amorim ou outros, continuar a crescer a olhos vistos. E esta, hein?

8 comentários:

  1. Eu acho que esses senhoras milionários portugueses podiam dar um bocadinho da sua fortuna para ajudar o país... :S

    ResponderEliminar
  2. Não suporto este velho. E as declarações que ele faz nem merecem resposta.

    ResponderEliminar
  3. Com mão de obra barata, num país onde o desemprego cresce a cada hora que passa, não é difícil ser um dos homens mais ricos...

    ResponderEliminar
  4. Nem merece resposta mesmo! Se as pessoas tivessem um incentivo, a produtividade seria maior. Não se combate o desânimo em Portugal com palavras e entrevistas, mas com acções concretas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Isso da produtividade tem muito a ver com o ambiente de trabalho, a organização da própria empresa, dos chefes e acima de tudo dos patrões... Só sabem dizer que a culpa é da formiguinha, a desgraçada que trabalha, já o resto....

    ResponderEliminar
  6. yeah amiga! São uns ricos nogentos que exploram as pessoas. Trabalhem, vá trabalhem, façam horas e mais horas porque no final do mês (se for no final do mês!!!!!) recebes menos ainda.
    É o que devem dizer. Uns exploradores. Depois temos um PR que pergunta: O que Portugal tem que fazer para os Portugueses terem mais filhos?
    Será que é preciso fazer um desenho?!!!!

    ResponderEliminar
  7. Ora ai está uma bela verdade! Irrita-me tanto essas conversas desses gajos pa...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que estes senhores também seriam eles bem mais produtivos se pensassem minimamente antes de abrir a boca...

    ResponderEliminar

Gambuzinem