domingo, setembro 14, 2014

Viajar vs bens materiais


Há umas semanas atrás ouvi na rádio dizerem que as pessoas que gastavam mais dinheiro em viagens eram mais felizes que as que gastavam mais em bens materiais. Lembro-me de ouvir isto e abanar a cabeça em consentimento enquanto murmurava "hum hum!!!".
Viajar é das coisas que mais gosto de fazer - tirando a parte de fazer malas. Para mim, é dos maiores prazeres que tenho, conhecer novas coisas, novas culturas, novas cidades e terras. Provar pratos típicos da região. Ver ao vivo praças, museus, monumentos históricos e emblemáticos. Levar de volta para casa recordações, memórias e experiências. Se eu gosto de comprar coisas novas? Claro que gosto. É sempre bom quando compro uma nova peça de roupa, ou um novo gadget, ou outra coisa qualquer coisa. Mas a verdade é que, mais cedo ou mais tarde, acabo por me fartar. Aquela camisa que eu tanto gostava há três ou quatro anos atrás, hoje posso já não gostar tanto. Posso comprar agora um telemóvel e daqui um ano querer trocar por outro, mais recente - não é o caso, que o raio do iPhone, comprado há quase três anos atrás, foi caro e tão depressa não quero trocar por outro.
A viajar, isso já não acontece. Sempre que olho para trás e lembro-me de alguma viagem que tenha feito, dentro ou fora de Portugal e mesmo que não tenha sido aquilo que estava à espera (Tunísia! Tunísia!) não fico desmotivada em conhecer outros sítios (antes pelo contrário) porque a experiência do novo, do diferente, do aprender, do conhecer, da aventura, faz-me sorrir sempre.
É por isso que, tirando aquilo que gasto em livros - que acabam por me fazer viajar não só para outros lugares mas como também para outros tempos - é para viajar que prefiro gastar dinheiro (falando de coisas, vá, não essenciais. Para mim, comidinha está sempre à frente de tudo).

Isto tudo para dizer que a próxima viagem está marcada, reservada, paga e muito ansiosamente esperada: vamos aproveitar um fim-de-semana prolongado no fim de Outubro para ir a Amsterdão. Iéiiiii!

17 comentários:

  1. :) concordo, acho que não levamos nada daqui sem ser as experiências.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olha eu também acho o mesmo..viajar sabe mais do que bem !
    Enche-nos a alma de tal maneira que nada material chega aos calcanhares !

    ResponderEliminar
  3. Eu também penso assim. Livros e viagens ficam sempre em primeiro lugar. Eu adorei Amsterdão :)
    http://coeurdartichautbyannabelle.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Penso exatamente como tu! Cada vez mais me interessa menos os bens materiais. Já so penso em juntar dinheiro para a proxima viagem, Viajar enche-me a alma e é isso que me faz sentir realmente rica :)

    Boa semana :)

    Portuguese Girl with American Dreams
    http://fromportugaltonyc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro viajar, mas estou muito condicionada porque o meu marido não anda de avião nem de barco. Logo, os destinos são sempre muito restritos.

    ResponderEliminar
  6. eu ainda só visitei Ibiza, outra parte de Espanha e tenho visitado Portugal, isso sim eu acho que maioritariamente tenho de fazer, primeiro o meu país e um dia vou visitar várias partes do mundo se tudo correr bem! quero muito tal como dizes conhecer outras culturas, principalmente Holanda, Canadá, Índia, etc.

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha! :) Deve mesmo valer a pena. Eu penso que deve haver um equilíbrio. Há bens materiais essenciais e viagens que nos marcam a alma ;)

    ResponderEliminar
  8. Concordo absolutamente contigo...viajar é das coisas onde não sinto qualquer arrependimento em gastar dinheiro, aliás nem vejo como um gasto..é muito mais um ganho *

    ResponderEliminar
  9. Eu também penso como tu! Prefiro juntar o dinheiro e viajar, conhecer, alargar horizontes do que gastar o dinheiro num telemóvel ou em algo mais fútil. É claro que não nos podemos esquecer de imprevistos que possam acontecer com a casa ou com o carro ou até com a saúde mas para isso, acho que se deve fazer uma boa gestão do que se ganhar para se poupar para os imprevistos e para se poupar para as viagens :)

    ResponderEliminar
  10. como concordo com este post. Sou apaixonada por viagens e cada vez tenho comprado muito menos e poupado para poder conhecer mais do mundo e a verdade é que me sinto realmente feliz e completa. Estive em Amesterdão este ano foi a primeira viagem que fiz e apaixonei-me completamente pela cidade, é linda e com uma arquitectura maravilhosa. Tenho a certeza que vais adorar.

    ResponderEliminar
  11. Penso como tu. Como não trabalho (ainda xD), não tenho dinheiro para andar a viajar...só o faço à custa dos meus pais, e, mesmo assim, raramente. Mas adoro quando o faço. E penso sempre em coisas do género: "estou inquieta para começar a ganhar o meu dinheiro para poder fazer viagens!". Ultimamente já nem paciência tenho para comprar coisas para mim (à excepção de livros :P). Só me apetece ir passear para todo o lado, principalmente quando leio ou ouço relatos de viagens. Talvez um dia...:)
    Btw...também gostava de ir a Amsterdão. Inveja xD

    ResponderEliminar
  12. E somos duas em tudo. Também tenho uma marcada para daqui a 3 semanas. Yupiii :)

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Fui a Amesterdão em junho e escrevi no meu blog...
    Se quiseres, dá uma espreitada!!

    http://avidaaostrintas.blogspot.pt/2014/06/amesterdao-ii.html

    ResponderEliminar
  14. Também sou assim :P gosto de comprar coisas para mim mas adoro viajar. Geralmente compro coisas para mim nos sítios para onde viajo :P Assim sabe muito melhor :D

    ResponderEliminar
  15. Penso exactamente assim. O que conhecemos em viagens fica para sempre na nossa memória.

    ResponderEliminar
  16. Concordo plenamente! E Amesterdao já foi riscada este ano, da lista de cidades a visitar! :)

    ResponderEliminar
  17. A única que coisa que me faz vacilar nesse duelo entre coisas materiais e viagens são mesmo os livros! Mas concordo contigo, não há nada melhor do que poder viajar para outro sítio e poder conhecer outras cidades, outras ruas, encher os olhos e a alma de coisas novas que ajudam a recarregar as baterias :)

    Boas viagens ;)!

    ResponderEliminar

Gambuzinem