terça-feira, outubro 28, 2014

Amsterdão {1}

Amsterdão é um mimo. Uma cidade bonita, com uma arquitectura muito característica, com ruas, ruelas, cantos e recantos encantadores. Repleta de restaurantes, pastelarias, cafés e bares bonitos, bem apresentados e decorados (e com cada bolinho mais apetecível!), é também uma cidade rica em cultura, arte e história, com vários museus e galerias de arte. Com mais canais que Veneza e pontes que Paris.
E sim, é bicicleta atrás de bicicleta. Nunca tinha visto (nem imaginado) tanta bicicleta na minha vida - e em Dublin também se anda bastante neste meio de transporte, mas como Amsterdão não há sequer comparação - ao ponto de olharmos mil e trezentas vezes para cada lado da estrada antes de atravessar para confirmar que não levávamos com nenhuma no lombo. Uma coisa que reparámos foi numa quantidade razoável de carros eléctricos. Eco-friendly, estes holandeses. Sadof, muito bom, gosto disto.



O único ponto mais negativo foi o facto de não ter achado os holandeses tão simpáticos quanto isso. Se por um lado são dos povos mais tolerantes em relação aos mais variados estilos/opções/orientações, com uma mente muito aberta, por outro lado são, vá, direi "demasiado directos": apanhámos várias vezes pessoas a trabalharem em atendimento ao público - desde empregados de restauração a funcionários de museus - a atenderem-nos sem nunca dizerem um bom dia, obrigada, volte sempre. Dizem que tem a ver com a sua cultura equalitária, que não gostam de "servir" outros pois isso poderá ser visto como algo inferior. Tendo eu um background latino que até dá alguma importância à simpatia e cortesia no atendimento ao público (mesmo que isso não se observe sempre), e a viver em Dublin em que por norma não só as pessoas de uma maneira geral são bastante simpáticas, como o cliente é rei, confesso que em Amsterdão estranhei (torci o nariz!) com o fraco atendimento ao cliente. No entanto, também chegámos a falar com algumas pessoas genuinamente simpáticas, prestáveis e bastante afáveis.



Mesmo assim, não é por tê-los achado menos simpáticos que não voltaria a visitar esta cidade. Até porque fomos apenas por três dias, muito ficou por ver - apesar de termos visitado tudo o que nos foi possível visitar, e de termos ficado com os pés em papa de tanto palmilharmos. Foi porque valeu a pena e só espero um dia voltar.


Mais fotos virão!

10 comentários:

  1. Tenho uma curiosidade enorme e Amesterdão será com certeza uma das próximas viagens a fazer! As fotos estão muito boas!

    Beijinhos,
    http://mrswonderlandby2.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu quando fui, fiquei uma semana. É muito melhor para poder ver as coisas com mais calma. Mas tu foste agora e acho que fizeste muito bem, porque as cores das árvores estão magníficas. Desejosa de ver mais fotos tuas, para matar saudades :)
    http://coeurdartichautbyannabelle.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Estou aqui a tentar imaginar a que bolinhos te referias. Ahaha

    ResponderEliminar
  4. Quero muito, muito, muito ir a Amsterdão maaaaaas, pra já... Berlim!!!:D

    ResponderEliminar
  5. Quero tanto conhecer Amesterdão *.*

    ResponderEliminar
  6. Acho que é uma cidade muito bonita mesmo. Adoraria conhecer. :)
    Quero ver mais fotos. ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Como sempre as fotos são maravilhosas! :)

    ResponderEliminar
  8. Já lá estive e adorei, gostava até de lá voltar. Talvez um dia :)

    ResponderEliminar

Gambuzinem