quinta-feira, dezembro 18, 2014

Mas que grande desilusão


Fui ao Cascaishopping levantar duas encomendas que já tinha feito no início de Setembro, quando cá estive no verão. Ao andar pelos corredores, depois de passar pela árvore de natal gigante e presépio que se encontram à frente da zona da restauração, fui reparando na muito fraca iluminação do centro comercial e nas montas das lojas quase despidas de decoração natalícia. O Continente, então, não tem nada para além de uma árvore de Natal pequena, raquítica e sem graça alguma.
Deixou-me triste.
Lembro-me dos tempos em que entrar neste centro comercial nesta altura do ano era uma emoção de luzes, de coroas natalícias, das lojas com montras bonitas, alegres e bem decoradas. Porque para mim o Natal é isso mesmo: não tanto sobre as prendas (é o menos importante, mas mentiria se dissesse que não tem a sua importância) mas sim as luzes, as árvores, as bolas decorativas, as estrelas, os flocos de neve, a música. As lojas decoradas. As casas enfeitadas. O bacalhau, os sonhos, o bolo de Natal numa mesa com o melhor de tudo: a família junta e unida. Isto tudo é o que ilumina o espírito natalício.
Não um centro comercial nu, cheio de lojas com montras enfadonhas interessadas apenas no lucro que pode vir do Natal, esquecendo-se de proporcionar aos seus potenciais clientes a experiência Natalícia.

Que desilusão das grandes.

9 comentários:

  1. Aqui não está melhor.. a descoração já é a mesma de há uns anos para cá...

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que cada vez mais se poupa nas decorações natalícias :P

    ResponderEliminar
  3. Também acho que devemos ir a um shopping e sentir Natal !
    Por acaso nos que eu costumo ir, até se sente bem o Natal :)

    ResponderEliminar
  4. A crise chega a todos... Até aos tios e tias:-))

    ResponderEliminar
  5. penso que isso é apenas resultado da crise! tambem notei isso quando la fui, toda a vila de cascais tem tido menos efeitos de natal a cada ano que passa.

    ResponderEliminar
  6. Pois, nesta altura vamos a um shopping e queremos "absorver" o Natal! Assim, realmente, nem deve dar vontade de lá ir... Percebo que a crise também toque no Natal, mas acaba por ser uma péssima estratégia de marketing! :)

    ResponderEliminar
  7. É triste, sim, concordo. O ambiente natalício conta muito :)

    ResponderEliminar

Gambuzinem